GT de Enfermagem Marítima e Offshore discute normatização da prática em alto mar

Grupo dedicou-se à identificação e análise de toda a documentação que orienta a atuação dos profissionais nesses cenários

26.02.2025

O Grupo de Trabalho de Enfermagem Marítima e Offshore do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou sua primeira reunião na última sexta-feira (21), dando início aos trabalhos para a normatização da prática da Enfermagem em ambientes marítimos e em plataformas de alto mar. Durante o encontro, o grupo dedicou-se à identificação e análise de toda a documentação que orienta a atuação dos profissionais nesses cenários, reconhecendo os desafios impostos por um conjunto de normas, por vezes, contraditório e inespecífico.

“O volume de documentos é vasto, por vezes contraditório e inespecífico frente à prática da enfermagem nestes ambientes inóspitos”, constatou Sergio Martuchi, coordenador do GT, destacando a importância de se estabelecer parâmetros claros para guiar os profissionais da área.

O GT organizou a avaliação dos documentos provenientes da Marinha do Brasil, da Agência de Vigilância Sanitária, do Ministério do Trabalho e Previdência e da Convenção do Trabalho Marítimo, da Conferência Internacional do Trabalho. Os normativos abordam diversos aspectos, como capacitação mínima para atuação, rotina de trabalho, materiais e medicamentos disponíveis, infraestrutura física e hierarquia. Para facilitar a comparação com a legislação vigente na enfermagem, os documentos serão organizados por temas.

“A diversidade de experiências dos membros do grupo, que atuam em águas internacionais e costeiras, offshore, na marinha mercante e no setor militar, enriquece as discussões. O ambiente é desafiador, mas sempre coeso e profícuo”, refletiu a enfermeira Aline Queiroz, integrante do GT e profissional atuante em plataformas.

Com integrantes que já colaboram na construção de protocolos, na instrução de treinamentos e possuem ampla experiência em emergências e Enfermagem do trabalho, o Grupo de Trabalho do Cofen busca consolidar um referencial normativo que fortaleça a prática da enfermagem em um setor estratégico e desafiador.

Os profissionais que desejam contribuir com sugestões sobre a regulamentação da Enfermagem marítima e offshore podem encaminhar suas propostas para a Ouvidora do Cofen.

Grupo de Trabalho

O GT estabelecido pela Portaria Cofen nº 27/2025 é voltado para o estudo e a propositura de regulamentações e atualizações nas atividades na área de Enfermagem Marítima e Offshore. A iniciativa visa a expansão e a adequação da atuação profissional em setores específicos e de alta complexidade.

A Enfermagem Marítima e Offshores é uma área especializada dentro da Enfermagem, voltada para a prestação de cuidados em ambientes marítimos e plataformas de exploração de petróleo e gás, também conhecidas como unidades offshore. Esses profissionais são responsáveis por garantir a assistência à saúde em contextos isolados, de alto risco e com limitações estruturais. Entre as principais atividades desempenhadas pelos enfermeiros que atuam nessa área estão o atendimento a emergências e traumas, a promoção de saúde e prevenção de doenças, a gestão de recursos e insumos em ambientes remotos e a atuação integrada com equipes multiprofissionais, como médicos e engenheiros de segurança.

O GT é composto pelos enfermeiros Sergio Martuchi, Aline Queiroz, Ana Betriz, Carlos Vidal e Juliana Paulucci.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais