Conatenf Itinerante realiza encontro em Minas Gerais

“Estamos percorrendo o Brasil para dialogar diretamente com os técnicos e auxiliares de Enfermagem, que são a base do nosso sistema de saúde", afirma Caproni. Profissionais de nível médio representam 75% das equipes de Enfermagem no Brasil

15.04.2025

“Esse diálogo aberto com a categoria é essencial para construirmos um sistema mais justo e igualitário”, afirmou o presidente do Coren, Bruno Farias.

O Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) sediou, nesta segunda e terça-feira, 14 e 15/4, mais uma edição do Projeto Conatenf Itinerante, promovido pela Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O encontro reuniu profissionais para debater demandas prioritárias da categoria, fortalecendo a representatividade dos técnicos e auxiliares no estado.

O evento contou com a presença de Bruno Farias, presidente do Coren-MG e deputado federal, e da vice-presidente Socorro Pacheco Pena, além de conselheiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. A Comissão Estadual de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Minas Gerais também participou da reunião, destacando os desafios enfrentados e a importância da redemocratização do sistema. No Coren-MG, dois membros da diretoria são auxiliares e técnicos de enfermagem: Adiana Santos, primeira-tesoureira, e Maria Fátima Oliveira.

“Esse diálogo aberto com a categoria é essencial para construirmos um sistema mais justo e igualitário, fortalecendo a Enfermagem em Minas Gerais”, afirmou o presidente Bruno Farias.

O coordenador da Conatenf, Jefferson Caproni, liderou os trabalhos, acompanhado por Kleber Costa e Douglas Lírio, apresentando análises e propostas para enfrentar os desafios da profissão.  As reuniões debateram o impacto do ensino a distância (EaD) na formação técnica e auxiliar, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19, que prevê a correção inflacionária do piso e aplicação sobre jornada de trabalho de 30 horas; a  especialização dos técnicos e auxiliares e a necessidade de políticas públicas que assegurem condições dignas de trabalho.

Além das discussões em grupo, a Conatenf realizou visitas técnicas a unidades de saúde em Belo Horizonte e região metropolitana, avaliando as condições de trabalho e o atendimento oferecido à população. “As observações realizadas serão fundamentais para propor melhorias concretas que atendam às necessidades locais”, afirmou Caproni.

“Estamos percorrendo o Brasil para dialogar diretamente com os técnicos e auxiliares de Enfermagem, que são a base do nosso sistema de saúde. Por meio dessas ações itinerantes, buscamos ouvir as demandas de cada região, propor soluções concretas e valorizar, cada vez mais, esses profissionais essenciais para a sociedade. É somente com a colaboração de todos que conseguiremos avançar juntos”, explicou.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais