Papa Francisco agradeceu ao seu enfermeiro pessoal entre suas últimas palavras

“Obrigado por me trazer até a praça”, disse o pontífice a Massimiliano Strappetti, seu enfermeiro pessoal, que o assistia 24 horas por dia e esteve ao seu lado até os últimos instantes de vida

22.04.2025

Papa Francisco e Massimiliano Strappetti na Praça de São Pedro, no Vaticano. 20/04/2025 (Riccardo De Luca/Anadolu/Getty Images)
Papa Francisco e Massimiliano Strappetti na Praça de São Pedro, no Vaticano. 20/04/2025 (Riccardo De Luca/Anadolu/Getty Images)

Em um dos momentos mais simbólicos do cuidado e da gratidão, o Papa Francisco dedicou suas últimas palavras ao enfermeiro que o acompanhou em sua jornada final. “Obrigado por me trazer até a praça”, disse o pontífice a Massimiliano Strappetti, seu enfermeiro pessoal, que o assistia 24 horas por dia e esteve ao seu lado até os últimos instantes de vida.

A informação foi divulgada pelo canal oficial de notícias do Vaticano nesta terça-feira (22), um dia após o falecimento do Papa, ocorrido na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um AVC e uma parada cardíaca.

Strappetti teve papel essencial na recuperação e nos cuidados diários do pontífice, especialmente após a pneumonia bilateral que o deixou internado por 38 dias entre fevereiro e março deste ano. No Domingo de Páscoa, um dia antes de sua morte, foi ele quem possibilitou que o Papa surpreendesse os fiéis com um passeio no papamóvel pela Praça de São Pedro — o primeiro desde sua internação.

Segundo o Vaticano, cerca de 35 mil pessoas participaram da celebração, em uma emocionante despedida, ainda que não anunciada como tal. No dia seguinte, o Papa teve um jantar tranquilo e começou a apresentar sinais de agravamento. Em um gesto de despedida com a mão para o enfermeiro, Francisco entrou em coma e faleceu pouco depois.

Para o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o reconhecimento do papel do enfermeiro nas últimas palavras do Papa evidencia a centralidade do cuidado de Enfermagem na vida humana, inclusive nos momentos finais da existência. A dedicação de Massimiliano Strappetti é um exemplo do compromisso ético, técnico e humano que guia a profissão em todo o mundo.

O funeral do Papa Francisco será realizado no sábado (26), na Basílica de São Pedro, em Roma. Até lá, fiéis de diversas partes do mundo terão a oportunidade de prestar homenagens. Seu corpo será velado na basílica e, após a missa fúnebre, será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore.

A trajetória de Francisco, marcada por humildade e proximidade com os mais vulneráveis, se encerra também com uma homenagem simbólica à Enfermagem, profissão com a qual sempre manteve profunda admiração e respeito.

Fonte: Ascom/Cofen, com informações do G1

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais