Stella do Cuidar: MuNEAN reúne acervo da enfermeira e ialorixá baiana

Exposição homenageia ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi, que dedicou uma vida ao cuidado

29.04.2025

Mãe Stella

O Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN) inaugura, na quarta-feira, 7/5, a exposição “Maria Stella do Cuidar”, em homenagem ao centenário da baiana que dedicou uma vida ao cuidado, como enfermeira sanitarista e ialorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. Parte do acervo pessoal, histórias e memórias de Mãe Stella de Oxóssi estarão abertos a visitação gratuita no Museu, localizado no centro histórico de Salvador.

Maria Stella de Azevedo Santos nasceu em  2 de maio de 1925, em Salvador. Formou-se pela Escola de Enfermagem e Saúde Pública em 1946, exercendo a função de Visitadora Sanitária por mais de trinta anos, em comunidades periféricas, enfrentando os determinantes sociais da Saúde. Após se aposentar, dedicou-se ao terreiro Ilê Axé Opô Afonjá e à literatura.

Mãe Stella foi iniciada no candomblé em 1939, por Mãe Senhora, recebendo o orukó (nome) de Odé Kayodê (o caçador de alegrias). Tornou-se ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá em 1976, aos 51 anos.

Parte do acervo pessoal, histórias e memórias de Mãe Stella de Oxóssi estarão abertos a visitação gratuita no MuNEAN

Trazendo aos escritos a tradição oral africana, estreou na literatura em 1988, com o livro “E daí aconteceu o encanto”, seguido por obras como “Meu tempo é agora”, “Epé Laiyé” e “Osósi – O Caçador de Alegrias”, além de crônicas no jornal A Tarde. 

Aos 88 anos, Mãe Stella de Oxóssi foi eleita para Academia Baiana de Letras, onde ocupava a cadeira 33, que tem como patrono o poeta abolicionista Castro Alves.  A conquista foi celebrada pelo MuNEAN com a exposição Maria Stella: mãe, enfermeira e imortal, em 2015.

É reconhecida pela recusa da ideia do candomblé como uma seita sincrética, e afirmação de sua legítima condição de matriz africana no Brasil. Mãe Stella é doutora honoris causa pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e recebeu honrarias como a Comenda Maria Quitéria, a Ordem do Cavaleiro e a Ordem do Mérito. 

Conheça o Museu

O MuNEAN é mantido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e está entre os mais visitados do Pelourinho, integrando o circuito cultural de Saúde, parceria entre o MuNEAN, o Memorial de Medicina e o Museu da Santa Casa de Misericórdia. Recebeu 11.342 visitantes em 2024.

“O MuNEAN traz essa perspectiva de preservação da memória e celebração do presenta da Enfermagem, como vocação que atravessa gerações”, afirma o enfermeiro Claudio Porto, dirigente do museu.

Horário de visitação
Segunda-feira: 12:00 às 17:00
Terça a sexta-feira: 9:00 às 17:00
Sábado: 10:00 às 13:00
(R. Maciel de Cima, 5 – Pelourinho, Salvador – BA)

Site: https://munean.cofen.gov.br/

Instagram: https://www.instagram.com/munean_oficial

Algumas crônicas de Mãe Stella no jornal A Tarde

Mãe Stella: Reflexão sobre a inveja   

Mãe Stella: Atire a primeira pedra

Fonte: Ascom/Cofen - Clara Fagundes

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais