Trabalho científico apresenta trajetória do Coren-PI

A trajetória do Coren-PI é apresentada em trabalho científico desenvolvido na Universidade Federal do Piauí

13.03.2014

Os dez anos da história do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI) foram pesquisados e revividos pela tese de mestrado de Maria de Jesus Mousinho, enfermeira e ex-presidente da autarquia. O trabalho científico, cujo tema foi “Trajetória histórica do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, 1975 a 1993”, expõe como foi a criação da autarquia no Estado e as profissionais que foram fundamentais para a concretização deste desafio.

Segundo a autora da tese, o que a motivou a pesquisar e registrar os dez anos da história do COREN-PI em forma de um trabalho científico foi “contar um pouco da sua história”, considerando que, até então, só existiam trabalhos falando das outras instituições da enfermagem no Estado. “Como participei do COREN-PI como presidente, senti que a trajetória do Conselho precisava ser abordada em duas etapas, desde a origem e forma como foi criado até a etapa em que foi apresentado para a classe como uma instituição de fiscalização do exercício da profissão, em que teria a finalidade de disciplinar e fiscalizar o exercício da enfermagem em todo território estadual. No início esse processo foi incipiente, tomando força somente a partir dos anos 1990 quando foram efetivados os enfermeiros fiscais”, destacou.

Para a conselheira federal, Fátima Sampaio, a pesquisa foi importante para que os profissionais e estudantes de enfermagem possam conhecer como se deu a implantação do Conselho, as dificuldades que foram enfrentadas nos primeiros anos de existência do COREN-PI e os atores principais desta obra. “O desconhecimento do papel do COREN dificultou a atuação do mesmo nos primeiros anos. No entanto, a iniciativa foi apoiada e incentivada por outros profissionais da saúde, o que foi fundamental para que a instituição pudesse crescer e desempenhar a sua missão enquanto regulamentadora do exercício profissional”, enfatizou.

De acordo com a conselheira federal, a produção de projetos científicos é incentivada pelo Conselho Federal de Enfermagem, com a finalidade de todos conhecerem a origem da história de enfermagem para poder contribuir e construir um futuro melhor. “Uma categoria precisa conhecer o seu passado e sua história para construir o seu futuro, pois quem não sabe de onde veio, suas raízes, tem dificuldades de saber qual direção deve seguir”, pontua.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais