Cofen debate com MS a prescrição de medicamentos no Programa Farmácia Popular

Após explicações fornecidas pelo Cofen de como se dá a assistência de Enfermagem por enfermeiros, foi aberto um canal de discussão para ampliação da prescrição

13.10.2014

DSC_2911Nesta segunda-feira (13), a vice-presidente, Irene Ferreira, a segunda-secretária, Silvia Neri Piedade, e a colaboradora Ivone Martini, representaram o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em reunião com componentes do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) do Ministério da Saúde (MS), José Miguel do Nascimento Junior, Marco Pereira, Melissa Farias e Thaisa Martins, na sede do Ministério, em Brasília. O assunto debatido foi sobre a prescrição de medicamentos pelos profissionais de enfermagem no Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), que é uma oferta complementar à Política de Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi criado visando a ampliar o acesso da população aos medicamentos para o tratamentos de doenças e agravos de maior prevalência e impacto social. A iniciativa, porém, não substitui as ações e programas de responsabilidade dos gestores de saúde pública nas três esferas de governo.

DSC_2932

A prescrição de medicamentos pelos enfermeiros no âmbito do PFPB está impedida. Após explicações fornecidas pelo Cofen de como se dá a assistência de Enfermagem por enfermeiros, foi aberto um canal para ampliação do debate em questão.

O Cofen se comprometeu a enviar relação de medicamentos dispensados no âmbito do PFPB que são possíveis de serem prescritos pelos enfermeiros, a fim de verificar a possibilidade de preparar um estudo com vistas à ampliação das prescrições no PFPB para a profissão, com posterior retorno para apresentação da proposta.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais