Fiscalização do Exercício Profissional é tema de doutorado

Tese faz um resgate histórico da organização profissional da enfermagem e do sistema Cofen/Conselhos Regionais

30.01.2015

Professora Edilma Costa defende tese de doutorado na UFRN
Professora Edilma Costa defende tese de doutorado na UFRN

Fiscalização do exercício profissional no Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte: Um debate ético. Esse é o tema da tese de doutorado da enfermeira e professora Edilma Costa, apresentado hoje (30/1), pela manhã, no Departamento de Enfermagem da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A pesquisa faz um resgate histórico da organização profissional da enfermagem e do sistema Cofen/Conselhos Regionais, além de traçar uma análise da fiscalização do exercício profissional entre os anos de 1993 e 2013 no Coren-RN, levando em consideração os aspectos histórico e estrutural da atividade. A ética também foi uma questão primordialmente trabalhada como fundamento do processo fiscalizatório na tese.

Para o estudo do tema, a doutoranda adotou a metodologia da pesquisa qualitativa de abordagem, com a realização de entrevistas com fiscais, gestores e servidores do Conselho e a análise de documentos. E teve como orientadora a professora doutora Raimunda Medeiros Germano.

Edilma Oliveira fez parte do corpo de conselheiros na gestão 2008 – 2011 do Coren-RN. Durante a gestão anterior a atual (2012-2014) participou de grupos como o de comissão de ética. De acordo com a professora, a motivação para o estudo do tema veio das discussões sobre ética e cidadania em sala de aula no curso de enfermagem e, posteriormente, da sua atuação nos grupos de comissão de ética e no contato com a fiscalização dentro do Conselho.

Estiveram presentes na defesa da tese, professores e estudantes do departamento de enfermagem, enfermeiros fiscais e ex-gestores do Regional, e familiares. Após a defesa, a banca, composta por cinco professores, sendo três da UFRN e dois de outras instituições, teceu comentários sobre a pesquisa.

Para a coordenadora do setor de fiscalização do Coren-RN, Valkíria Torres, o estudo da professora Edilma é muito importante e vem preencher uma lacuna nos estudos da enfermagem, “É um assunto que vai deixar um legado para a universidade, para que os alunos conheçam o trabalho da fiscalização e também a evolução qualitativa que houve no nosso sistema, principalmente no RN”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais