Cofen participa de encontro sobre enfrentamento à sífilis

1.506 bebês menores de um ano morreram em decorrência da sífilis no Brasil, entre os anos de 2000 e 2013

03.02.2015

Enfermagem tem papel fundamental no enfrentamento à sifílis
Enfermagem tem papel fundamental no enfrentamento à sifílis

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, na terça-feira (27/1), de reunião com o diretor do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (DDAHV/MS), Fábio Mesquita, e representantes das principais entidades de saúde envolvidas no enfrentamento à sífilis. O encontro tratou da importância da administração da penicilina benzatina por profissionais de enfermagem para o tratamento da sífilis nos usuários atenção básica e do impacto do parecer do Cofen sobre o tema.

O medicamento é considerado o único de eficácia documentada para o tratamento de sífilis em gestantes e a prevenção da sífilis congênita. “Embora a responsabilidade de controlar a sífilis no País seja maior neste Departamento, a nossa interação com todos os atores do enfrentamento à sífilis é fundamental para que isto possa acontecer”, afirmou Fábio Mesquita.

O conselheiro federal Vencelau Pantoja se comprometeu a levar o tema à próxima plenária do Cofen. “O papel do enfermeiro e dos demais profissionais de Enfermagem é fundamental na estratégia de combate à sífilis”, disse o conselheiro, destacando a importância da reunião. A ação articulada dos profissionais de saúde da atenção básica é essencial para a política de saúde de combate à sífilis, garantindo a realização de teste e tratamento imediato.

1.506 bebês menores de um ano morreram em decorrência da sífilis no Brasil, entre os anos de 2000 e 2013. “O risco de uma reação adversa não supera o número de casos de óbitos de sífilis congênita no país”, reiterou a diretora-adjunta do Departamento, Adele Benzaken, em sua apresentação sobre a Aplicação de Penicilina Benzatina na Atenção Básica e Situação Atual da Sífilis no Brasil.

Participaram da reunião representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass),o  Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Saúde da Mulher, Departamento de Atenção Básica (DAB) e Departamento de Assistência Farmacêutica – e técnicos do DDAHV.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais