Cofen participa de abertura da Semana da Enfermagem em Fortaleza

Presidente Manoel Neri ressaltou a importância da representatividade no legislativo e reafirmou compromisso de combater EAD

12.05.2015

Presidente Manoel Neri discursa na abertura da Semana da Enfermagem em Fortaleza

Manoel Neri, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), abriu oficialmente a Semana de Enfermagem no Ceará, na Universidade de Fortaleza – Unifor, ao lado do presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque. A solenidade se iniciou com a apresentação da campanha da Semana da Enfermagem (12 a 18/5), veiculada pelo Cofen, que destaca os profissionais de Enfermagem como protagonistas de histórias de vida, trabalho e superação.

Manoel Neri apresentou palestra sobre a organização da Enfermagem como profissão, desde precursoras Anna Nery (Brasil) e Florence Nightingale, até a atuação situação do profissional de Enfermagem, que exige urgente atenção do poder público. Neri foi muito aplaudido quando criticou os cursos que praticam o ensino à distância e enfatizou: “É uma questão de honra e missão do Conselho Federal, exigir do governo federal e lutar para a extinção da vergonha que é o EAD”.

Neri falou também sobre o crescimento do número de profissionais do sexo masculino nos últimos anos, em uma profissão majoritariamente feminina. O presidente atribui o fato à expansão da área de atuação da Enfermagem e à multidisciplinaridade do setor. Os dados são da Pesquisa Perfil da Enfermagem, o mais amplo levantamento sobre uma profissão já feito na América Latina, realizada pela Fiocruz por Iniciativa do Cofen.

A conselheira federal Mirna Frota, coordenadora institucional, pelo Cofen, da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, destacou a importância da profissão. “A Enfermagem representa o maior percentual dos profissionais que atendem à saúde do SUS. Então é justo afirmar, que sem Enfermagem não há garantias de saúde para o povo brasileiro”.

“Precisamos com urgência unir nossas forças e colocar nas câmaras estaduais, federais e no senado, Enfermeiros comprometidos com a profissão. Só assim teremos nosso sangue lutando pela aprovação do piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares” , afirmou Manoel Carlos.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais