Início da Semana de Enfermagem no Espírito Santo supera expectativas

Com o auditório lotado e a presença de várias autoridades, foi iniciada na noite dessa terça-feira, 12/5, a programação da Semana de Enfermagem promovida pelo Coren-ES.

14.05.2015

2
Presidente do Coren-ES discursa na abertura da Semana da Enfermagem

     A solenidade de abertura foi organizada para 500 pessoas, mas o número de participantes ultrapassou o esperado. Cerca de 600 profissionais e estudantes de enfermagem da Grande Vitória foram ao Centro de Convenções de Vila Velha para participar do evento.

O presidente do Coren-ES, Wilton José Patrício, saudou a todos e destacou que enfermagem representa a metade do contingente dos trabalhadores da Saúde, tem uma das missões mais importantes, que é cuidar, mas mesmo assim não conta com a valorização que merece.

“O reconhecimento à profissão de enfermagem tem sido mais que uma preocupação para o sistema Cofen/Conselhos Regionais. Acabamos de dar um passo importante para mudar a nossa realidade. A pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pelo Cofen e Fiocruz, fez um verdadeiro raio x da profissão. Com os dados em mãos, vamos cobrar a criação de políticas voltadas para a categoria, o que beneficiará toda a sociedade”, ressaltou Patrício.

O vice-governador do Espírito Santo, Cesar Colnago, foi uma das autoridades presentes. Ele lembrou que durante seu mandato de deputado federal se empenhou para que fosse votado o projeto das 30 horas semanais para a enfermagem. “Agora, no governo estadual, pretendo contribuir no sentido da valorização da enfermagem, o que resultará em uma assistência cada vez melhor para a população capixaba”.

1
Dra. Cleide Mazuela profere palestra na abertura da Semana da Enfermagem

Também fizeram parte da mesa o conselheiro federal Antonio Coutinho, a enfermeira Jaqueline Moffati Ozório de Oliveira, que representou o secretário estadual de Saúde, o presidente do Bandes e ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas, e o diretor da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Adeildo Gomes da Silva.

Palestras

A programação científica iniciada hoje, 13/5, também atraiu um número expressivo de participantes. Mais uma vez o auditório ficou tomado. O primeiro assunto da manhã foi “O líder que todos querem ter ou ser”, com o enfermeiro, professor e consultor, Sérgio Luz.

Na sequência veio o tema “Aspectos técnicos, éticos e legais das anotações de enfermagem e sua relevância para a assistência de enfermagem”. A palestrante foi a enfermeira Cleide Mazuela Canavezi, integrante da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen.

Também começou hoje a apresentação de trabalhos científicos em sessão pôster. No Centro de Convenções, profissionais e estudantes também contam com os serviços do Coren Móvel, que permanecerá até amanhã, 14/5, último dia do evento.

 Interior e ação social

Ainda no mês de maio, outros três seminários serão realizados nas regiões em que estão localizadas as subseções do Coren-ES.

Para fechar as comemorações, o Coren-ES realizará a Segunda Ação Social da Enfermagem com diversos serviços e orientações à comunidade. Será no dia 30 de maio (sábado), na Fábrica de Ideias, na Praça de Jucutuquara, em Vitória. A ação conta com a parceria de várias instituições de ensino.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais