Audiência Pública na Bahia discute tratamento a feridas complexas

Presidente do Coren-BA representou o Cofen no evento

22.05.2015

Representando o Cofen, a presidente do Coren-BA ressaltou a importância dos profissionais para a implementação de políticas de Saúde
Representando o Cofen, a presidente do Coren-BA ressaltou a importância dos profissionais para a implementação de políticas de Saúde

O Conselho Federal de Enfermagem participou de audiência pública em Salvador para discutir a construção de política para os portadores de feridas complexas, representado pela presidente do Coren-BA, Maria Luísa Almeida. A audiência foi realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia nesta terça-feira (19/5).

Maria Luísa ressaltou a importância dos profissionais para a efetivação da política e a necessidade de dimensionamento profissional e garantia de condições de trabalho. “Precisamos discutir as condições de trabalho a que estão submetidos os profissionais de enfermagem, pois são eles que irão sustentar qualquer política a ser implantada. Respondemos por 60% dos profissionais que compõem a equipe multidisciplinar de saúde e estamos vivendo em regime de exploração, em alguns lugares, de verdadeira escravidão”.
O projeto, principal encaminhamento da audiência, ainda está em fase de construção e uma comissão formada por representantes de sociedades de especialistas, conselhos profissionais, sindicatos, escolas e organizações políticas será formada para estudar sua implantação. A proposta é criar núcleos de tratamento às feridas que funcionarão em policlínicas a serem implantadas pelo governo do Estado. Embora a ideia tenha sido elogiada, questões como a situação da Atenção Básica nos municípios, onde os pacientes darão entrada, e a garantia da presença de especialistas no atendimento à população foram levantadas pelo público.
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais