Audiência no CBCENF discute diretrizes para formação de enfermeiros

Com participação ativa do público, as Diretrizes Curriculares Nacionais foram apresentadas e debatidas no CBCENF

18.09.2015

"A qualidade da formação que conseguirmos oferecer, como país, definirá o futuro da profissão"
“A qualidade da formação que conseguirmos oferecer, como país, definirá o futuro da profissão”

Com participação ativa do público, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de Enfermeiros foram apresentadas e discutidas em Audiência Pública na tarde de quinta-feira (17).

“A abertura de cursos no Brasil sempre esteve a cargo de instituições de ensino. O interesse em rediscutir as DNCs surge, em grande medida, pela ruptura nesse paradigma, incorporando as necessidades da Saúde Coletiva como norteadora da formação dos profissionais, que ocorreu na medicina”, afirma o professor Vitor Jankevicius, avaliador de Cursos do Inep/MEC.

A audiência contou com apresentações da conselheira federal Dorisdaia Humerez, professora da Unifesp e também avaliadora do INEP/MEC, e do presidente do Cofen, Manoel Neri, que apresentou o perfil do enfermeiro a ser atingido ao final da formação, na visão do conselho. “A qualidade da formação que conseguirmos oferecer, como país, definirá o futuro da profissão”, afirmou.

Jankevicius destacou o trabalho da comissão Cofen/MEC na avaliação dos cursos. “A Enfermagem tem o único conselho em que a Comissão Cofen/MEC funciona ativamente, emitindo pareceres sobre todas as propostas de cursos”, afirmou o professor de Medicina. Os pareceres têm caráter consultivo.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais