Atividade final do Conaten convida congressista a resgatar leveza na vida

Intitulada de bem com a vida, palestra encerrou com leveza IV Conaten, após três dias de intensas atividades

27.11.2015

Conaten_SergioLuz
“Viver bem tem remédio”, destacou o palestrante Sérgio Luz

Após três dias de intensas atividades, a palestra do enfermeiro Sérgio Luz trouxe leveza ao encerramento do IV Conaten (Congresso Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem), realizado de 25 a 27/11, em Salvador, com patrocínio integral do Cofen. De maneira lúdica, o trabalho emocionou os congressistas, convidados a encontrar formas de trazer leveza às suas vidas.

Inicialmente, os participantes foram convidados a registrar em um pequeno papel em branco uma palavra que melhor traduzisse o lhe trazia paz e um sorriso no rosto. O papel foi recolhido e guardado para um momento especial.

Conaten_PalestraFinal
Palestra com atividades lúdicas trouxe leveza ao encerramento do IV Conaten

O palestrante analisou junto com os congressistas o cenário no qual vivemos, enfatizando que devemos filtrar nossas emoções para que possamos viver bem, como um filtro de água, cuja vela necessita de uma limpeza constante.

Os participantes abriram uma pílula deixada nas cadeiras do auditório, e encontraram escrito o mantra “desapega que a vida descarrega”. “Viver bem tem remédio”, destacou Sérgio Luz. O palestrante citou o psicanalista Jung, que afirmava que a mente, quando não consegue solucionar um problema, volta sempre a ele, como um disco quebrado. “Não podemos dirigir nossa vida pelo retrovisor”, finalizou.

Como medida de apoio para que possamos nos conectar bem com a vida, o palestrante desafiou os congressistas a estabelecerem um “cantinho do pensamento” ou um “lugar do poder”, onde por meio da meditação e reflexão possamos atrair virtudes pessoais e estabelecer boas práticas para nossas vidas.

A importância do “ócio criativo”, propagado pelo filósofo italiano Domenico De Masi, foi destacada pelo palestrante. “Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda”, disse Luz, citando o poeta Mário Quintana.

Conaten_MesaDeEncerramento
Presidente da Anaten recebeu árvore decorada com aquilo as palavras escritas pelos técnicos e auxiliares de Enfermagem no início da atividade

Finalizando a palestra, as luzes se apagaram. Na sala, quatro velas despontaram. Após algumas reflexões e constatações do cenário em que vivemos, as velas que simbolizavam a Paz, a Fé e o Amor foram aos poucos se apagando. Restou a quarta vela que, para a surpresa dos participantes, não foi apagada. Era a vela da Esperança. “Enquanto ela existir será possível acendermos as demais”, destacou Luz.

As luzes acenderam, e o palestrante retirou de uma caixa uma árvore de Natal, decorada com as palavras escritas pelos congressistas no início da atividade, descrevendo o que lhes traziam paz e um sorriso no rosto, desejando a todos amor, alegria, respeito, paixão. A árvore foi entregue ao presidente da Anaten e à diretoria para decorar a sede da entidade neste Natal.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais