Cofen e senador Acir buscam solucionar impasse da Enfermagem em RO

Senador Acir destacou a legalidade dos plantões de 12hx36h; profissionais de Enfermagem de Porto Velho estão sendo obrigados a cumprir jornadas contínuas de 8h

10.12.2015

Senador destacou entendimento técnico sobre a legalidade do regime de 12hx36h, prevalente nacionalmente
Senador destacou entendimento técnico sobre a legalidade do regime de 12hx36h, prevalente nacionalmente

O senador Acir Gurgacz  (PDT-RO) destacou o entendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) quanto à legalidade do regime de plantões de 12hx36h, em audiência com o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, nesta quinta-feira (10/12). O Cofen buscou apoio do senador para solucionar o impasse sobre o regime de plantões contínuos adotado pela rede privada de Porto Velho (RO). Obrigados a cumprir jornadas de 8h, sem descanso subsequente, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem da capital rondoniense revindicam o retorno ao regime de plantões com escalas de 12h, com 36h de descanso.

O senador agendou reunião do Cofen com o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Rondônia, na próxima segunda-feira (14/11). Caso o impasse não seja solucionado, Acir Gurgacz levará a questão ao Ministro do Trabalho, Miguel Rossetto.

O presidente do Cofen destacou o desgaste desumano representado pela jornada de trabalho sem descanso, especialmente no caso do trabalho noturno, e os riscos à segurança do paciente. Situações graves associadas ao novo regime de trabalho foram relatadas na audiência pública realizada pelo Cofen e pelo Coren-RO em 12 de novembro. Os Conselhos de Enfermagem vêm buscando sensibilizar o Ministério Público do Trabalho e a Delegacia Regional do Trabalho (DRT-RO).

 A mudança das escalas para plantões de 8h, sem a observância de folgas entre as jornadas, tem aumentado o absenteísmo por adoecimento dos profissionais, o risco de violência no deslocamento para o trabalho no período noturno e a concentração dos profissionais no ambiente de trabalho, o que pode favorecer a ocorrência de erros profissionais.
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais