Coren-PE apresenta nova diretoria por determinação do Cofen

A presidente e a tesoureira interventoras permanecerão no cargo por um período de 60 dias

15.03.2016

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), na manhã desta terça-feira (15), apresentou ao quadro de funcionários e empregados, a nova diretoria da Autarquia. O ato foi resultado do cumprimento da Decisão n° 0077/2016, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que decretou a intervenção na diretoria do Coren-PE, afastando de imediato as conselheiras efetivas  Giovana Mastrangeli e Renilde Melo, dos cargos de presidente e tesoureira, respectivamente, bem como dos mandatos de conselheiras regionais. A Decisão designou as conselheiras Marcleide Cavalcanti como presidente, e Luciana Aguiar como tesoureira, por um prazo de 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

De acordo com o representante do Cofen, João Bosco Mattos, chefe da DPAC, a intervenção se fez necessária por violação da legislação do sistema. “Ela (a ex-presidente) violou os regimentos tanto do Coren, como do Cofen, e é inegável que, a despeito de haver em todos os regionais uma autonomia administrativa e financeira, há sim a subordinação ao Cofen, que é o órgão máximo, e isso foi violado. Então ao Cofen não restou alternativa a não ser, implementar o cumprimento daquilo que o seu Plenário, que é soberano, decidiu”, explicou. Segundo o representante do Cofen, o descumprimento a legislação do sistema foi comprovada quando a diretoria se negou a cumprir a Decisão n° 0053/2016, do Cofen, determinando a reintegração de 14 funcionários exonerados no inicio de fevereiro.

foto 3A presidente interventora do Coren-PE, Marcleide Cavalcanti, lamentou o momento em que o Conselho se encontra, mas garantiu que a decisão do Cofen será cumprida, e todos os 14 funcionários serão reintegrados de imediato. “Nós estamos cientes como foi difícil esses últimos 30 dias, mas agora a plenária espera que todos nós, que fazemos o Coren-PE, possamos fazer um bom acolhimento aos funcionários que serão reintegrados e que possamos voltar a normalidade o mais breve possível”, disse. A reintegração foi assinada ainda na terça-feira (15), durante a Reunião Extraordinária da Plenária n° 04(REP) e, os funcionários devem voltar aos seus postos ainda esta semana.

Confira a decisão na íntegra no link: DECISÃO DO COFEN N° 0077/2016

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais