Assembleia Legislativa de São Paulo homenageia profissionais de Enfermagem

Importância da formação presencial e de qualidade foi destaque em palestra magna, que abriu a exposição "A indumentária do Cuidar"

16.05.2016

Homenagem marcou a abertura da exposição "A indumentária do cuidar", do Museu Nacional Anna Nery
Homenagem marcou a abertura da exposição “A indumentária do cuidar”, do Museu Nacional Anna Nery

Em comemoração à Semana Nacional da Enfermagem, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Núcleo de Avaliação Estratégica, realizou, na manhã desta segunda-feira (16), no auditório Franco Montoro, ato solene para homenagear a categoria.

A solenidade foi aberta pelo presidente da casa, deputado Fernando Capez, que iniciou os trabalhos ressaltando a importância dos profissionais que lidam com a vida, que estão 24 horas por dia ao lado dos pacientes e representam mais da metade da força de trabalho em Saúde no Brasil.

“Temos absoluta certeza de que esta Semana da Enfermagem, em especial, ficará registrada como um marco no coração daqueles que amam a profissão de Enfermagem, por isso parabenizo todos os profissionais que fazem da enfermagem o bem mais valioso que temos, a vida”, disse o parlamentar.

O conselheiro federal Luciano Silva, que representou o Cofen na solenidade, reafirmou a posição do Cofen e dos Conselhos Regionais de Enfermagem contra a formação por EaD, destacando a importância do contato presencial para a formação humanística e teórico-prática dos futuros profissionais. “A essência do cuidar só temos com o ensino presencial”, ressaltou. A coordenadora do Núcleo de Avaliação Estratégica, enfermeira Sara Munhoz, destacou em sua fala a importância da qualidade da formação em Enfermagem para a Saúde Coletiva.

“Como cuidar sem se relacionar, sem o contato direto com o paciente?”, questionou a conselheira federal Dorisdáia Humerez, que proferiu palestra magna durante o evento. Dorisdáia apresentou diagnóstico atual sobre o ensino a distância em enfermagem no Brasil e concluiu que a formação por EaD representa uma ameaça à Saúde coletiva.

O ato contou com a participação do deputado federal Orlando Silva, autor do Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos de Enfermagem a distância.

Também participaram do evento o Técnico de Enfermagem Jefferson Caproni, representando a Associação Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf/Cofen) e o enfermeiro Cláudio Silveira, representando o Coren/SP.

Exposição itinerante MuNEAN – Após o ato solene, o presidente da Alesp abriu a exposição itinerante “História da Enfermagem: Indumentária dos profissionais ao longo do tempo”, do Museu Nacional Anna Nery (MuNEAN). A exposição ocorre no Hall Monumental da Alesp e ficará aberta ao público até o dia 20/05 das 9 às 19h. No período da tarde, os participantes participaram do curso “História da Enfermagem: Aspectos Históricos, Éticos e Legais da Enfermagem”, com o professor Fernando Porto.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais