Piauí recebe projeto piloto em fiscalização da Enfermagem Obstétrica

Metodologia busca melhorar a assistência ao nascimento, a partir da qualificação da Enfermagem

24.05.2016

Questionário direciona o olhar dos fiscais e permitem sistematização de dados
Questionário direciona o olhar dos fiscais e permitem sistematização de dados

As maternidades do Piauí estão recebendo visitas em projeto piloto que busca aperfeiçoar a fiscalização, tornando-a indutora de melhorias na assistência ao pré-natal, parto e puerpério. A metodologia foi desenvolvida conjuntamente pela Comissão de Saúde da Mulher do Cofen e pela Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen (CTFIS), a partir de experiência exitosa no Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA).

O projeto utiliza questionário de fiscalização composto por blocos de perguntas sobre temas como quantitativo de pessoal e qualificação; registros de Enfermagem e estrutura física; sistematização da assistência, entre outros. O questionário direciona o olhar dos fiscais, além de permitir a sistematização de dados sobre a assistência em Enfermagem Obstétrica, considerada um dos pilares do processo de humanização do parto.

A equipe de fiscalização do Coren-PI, juntamente com fiscais representantes do Cofen, aplicaram nesta segunda-feira (23/4), questionário de fiscalização na Maternidade Dona Evangelina Rosa e na UBS Antônio Benício Freire e Silva, localizada no bairro Poty Velho, zona norte de Teresina. Os dados ajudam a verificar a qualidade da assistência à mulher, dificuldades enfrentadas pela maternidade, além de auferir infrações.

Nova metodologia integra GT de Saúde da Mulher e a fiscalização
Nova metodologia integra GT de Saúde da Mulher e fiscalização

Para Herdy Alves, coordenador da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, esta fase de aplicação da metodologia é fundamental para a unificação nacional da sistematização da fiscalização do serviço de enfermagem obstétrica. “É o momento de olhar para o instrumento e avaliar o processo. O que está acontecendo no Piauí também irá acontecer em mais 11 conselhos regionais”, afirmou Herdy.

Para Tatiana Melo, conselheira do Coren-PI e membro do Grupo Técnico de Saúde da Mulher da entidade, o projeto fornece dados e elementos concretos para consolidar um trabalho que já vem sendo feito pela Enfermagem. “Todas essas ações visam fortalecer a autonomia profissional do enfermeiro obstetra e melhorias na assistência ao pré-natal, parto e puerpério, a qualidade da assistência à mulher é o objetivo central do projeto”, completou a conselheira.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais