Conaten apresenta Perfil da Enfermagem em hospital paulista

II Jornada da Comissão de Ética do hospital Cruz Azul contou, ainda, com palestra de conselheiro do Coren-SP sobre o comportamento de nas redes sociais

13.07.2016

Jefferson Caproni
“Conhecer a realidade da profissão é fundamental para transformá-la”, ressalta Jefferson.

O técnico Jefferson Caproni, da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conaten/Cofen) apresentou, nesta terça-feira (12/7), na  II Jornada da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital Cruz Azul, palestra sobre o Perfil da Enfermagem no Brasil. Pesquisa realizada pela Fiocruz, por iniciativa do Cofen, revela forte desgaste profissional, com desemprego aberto, subsalário e situações frequentes de desrespeito aos profissionais.

Com 1,8 milhão de trabalhadores, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, a Enfermagem representa mais da metade dos profissionais de Saúde no Brasil. “Conhecer a realidade da profissão é fundamental para transformá-la”, ressalta Jefferson. Cerca de 250 profissionais participaram da atividades, aberta ao público externo.

Alessandro Andrighetto
Alessandro discutiu a ética e o comportamento dos profissionais nas redes sociais

Profissionais de Enfermagem nas Redes Sociais – A jornada contou, ainda, com palestra do conselheiro Alessandro Andrighetto (Coren-SP) sobre comportamento dos profissionais nas redes sociais. A confiabilidade das informações compartilhadas, o respeito aos pacientes e seus familiares e à imagem da instituição foram alguns dos pontos abordados pelo enfermeiro e advogado. “Será que eu gostaria que algo deste tipo fosse publicado a meu respeito? Será que há necessidade de publicar esta informação? São perguntas como estas que vocês devem fazer antes de realizarem uma postagem”, disse Andrighetto.

Jornada aconteceu
Jornada aconteceu no Hospital Cruz Azul, em São Paulo

O conselheiro recomendou cautela com postagens de críticas a colegas de trabalho nas redes sociais, assim como conversas de corredores. “É preciso ter consciência de que depois que eu publico algo na minha página, numa rede social, eu não tenho mais controle disso”, alertou.A postagem de fotos com uniformes revelando logotipos da instituição, crachás e de pacientes sem autorização também foi apontado pelo conselheiro como motivo para abertura de processo ético e até de demissão por justa causa.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais