Com apoio do Cofen, primeira interdição ética de enfermagem é preparada no ES

Medida foi motivada pelo alarmante deficit de técnicos e enfermeiros, e será adotada nos dois principais hospitais públicos em Vitória

23.08.2016

O Coren-ES deu início aos procedimentos legais para interditar o exercício profissional de enfermagem nos hospitais São Lucas e Infantil Nossa Senhora da Glória, onde a falta de profissionais chegou a uma condição insustentável. As duas unidades pertencem à rede estadual de saúde e estão localizadas na capital capixaba.

Manoel Neri

A afirmação foi feita na tarde de hoje (22/8), em Vitória, pelo presidente do Conselho, Wilton José Patrício, durante reunião que contou com a participação de profissionais, do presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri, e do conselheiro federal Antonio Coutinho.

O Hospital São Lucas é referência em trauma e a principal porta aberta para urgência e emergência. Já o Hospital Infantil é o maior e mais importante do Espírito Santo em pediatria e recebe pacientes de estados vizinhos, como Bahia e Minas Gerais.

No início da reunião, Wilton Patrício fez um breve histórico das ações do Coren-ES junto à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério Público Estadual, nos últimos meses, no sentido de suprir o deficit de pessoal. Um relatório entregue à Sesa e ao MPES mostrou que em apenas 12 hospitais públicos faltam 529 enfermeiros e 296 técnicos de enfermagem.pat coletiva

“A situação é dramática. Não pode continuar assim. A assistência de enfermagem está comprometida e os riscos são iminentes tanto para a sociedade quanto para os profissionais. Por isso decidimos adotar essa medida extrema”, disse Wilton Patrício.
A vulnerabilidade dos pacientes e dos profissionais de enfermagem também foi ressaltada pelo presidente do Cofen. “Se o trabalho de 100 profissionais é feito por apenas 30, existe aí uma sobrecarga que certamente resultará no aumento de erros, adoecimento, ausências, enfim, diversos problemas que levimpam a uma assistência sem qualidade”, frisou Manoel Neri.

O conselheiro federal Antonio Coutinho se manifestou favorável à interdição ética, mas disse que a enfermagem precisa estar consciente e unida para ter sucesso nessa luta.

Os profissionais aproveitaram para tirar dúvidas sobre o processo de interdição, que é novo no Coren-ES. Alguns relataram as condições caóticas a que estão submetidos.

Por insistência do Coren-ES, a Sesa respondeu hoje, por telefone, que na próxima quinta-feira começará a contratar enfermeiros para três hospitais: São Lucas, Infantil de Vitória e Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha. Informou ainda que além de enfermeiros, o Hospital Infantil também receberá novos técnicos de enfermagem. A resposta, porém, ainda não foi oficializada.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais