Coren-BA realiza 5º Encontro Baiano de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem

Com o tema "Enfermagem e Cidadania - Nenhum direito a menos", evento teve participação do Conatenf/Cofen, ABEn-BA, Coren-PB, Anaten, sindicatos e caravanas de profissionais

27.11.2017

 

Presidente do Coren-BA destacou a construção coletiva do evento, na solenidade de abertura

Nesta sexta-feira (24/11) se realizou, em Salvador, o 5° Encontro Baiano de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Com o tema “Enfermagem e Cidadania – Nenhum direito a menos”, o evento debateu os principais problemas que afetam as atividades de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem.

Na abertura, a presidente do Coren-Bahia, Maria Luiza Almeida enfatizou “a necessidade da construção coletiva, como um diferencial para o sucesso do evento”, que contou com a participação de cerca de 500 profissionais e comitivas vindas do estado Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e Paraíba. A Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf/Cofen), a ABEn-BA, Coren-PB, Anaten e representantes de diversos sindicatos, participaram do encontro.

As mudanças do atual mercado de trabalho e os impactos éticos da reforma trabalhista e previdenciária foram discutidos em conferências e mesa redonda. A substituição por trabalhadores terceirizados mais baratos e o fim da compensação dos plantões realizados em feriados são algumas das mudanças a serem enfrentadas pelos trabalhadores da Enfermagem, provocadas pela Reforma Trabalhista, aprovada em agosto deste ano. A Reforma traz outro aspecto ainda mais prejudicial, a prevalência do negociado sobre o legislado – quando a legislação poderá ser flexibilizada mediante acordos firmados entre patrão e empregado.

O encontro promoveu, também diálogos temáticos sobre a violência contra profissionais de enfermagem, dobras de plantões e precarização do trabalho da Enfermagem. Apenas 29% dos profissionais de Enfermagem se sentem protegidos em seus locais de trabalho, segundo dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (Cofen/Fiocruz)

Conatenf – O diálogo aberto com o nível médio é uma das propostas da atual gestão do Cofen (2015-2018) que, em sua primeira reunião de plenária, em abril de 2015, aprovou a criação da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem/Conatenf. A comissão permanente tem função propositiva e consultiva, articulando demandas do nível médio junto ao plenário do Cofen.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais