CURSO INÉDITO É LANÇADO COM PARCERIA ENTRE BRASIL E CANADÁ

O lançamento oficial do curso inédito no Brasil de pós-graduação lato sensu em “Liderança em Enfermagem na Saúde da Família” aconteceu ontem (19), às 19h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (avenida Waldir dos Santos Pereira, s/n, Parque dos Poderes), na capital.

20.04.2010

O lançamento oficial do curso inédito no Brasil de pós-graduação lato sensu em “Liderança em Enfermagem na Saúde da Família” aconteceu ontem (19), às 19h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (avenida Waldir dos Santos Pereira, s/n, Parque dos Poderes), na capital.

O curso é uma realização da Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Coordenadoria da Atenção Básica em Saúde e da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil, a Universidade de Toronto do Canadá, através da Escola Bloomberg de Enfermagem, o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Conselho de Secretários de Saúde (Conass).

Para participar do curso foram selecionados 50 profissionais de Enfermagem que:

possuem vínculo efetivado por concurso no serviço público federal, municipal ou estadual, e atuam em equipe de Saúde da Família há pelo menos um ano;
declararam o compromisso de participar como instrutor em oficinas microrregionais para disseminação dos conteúdos abordados durante o Curso em tela;
dispõem de acesso a computador com internet e de tempo para estudos e tarefas nos períodos inter-módulos presenciais;
possuem habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade como e-mails, chats e fóruns;
tem disponibilidade para participar das aulas ministradas em caráter presencial.
O projeto tem como objetivo central a valorização da enfermagem na Estratégia Saúde da Família (ESF) e para isso prevê a discussão da prática dos enfermeiros nas diferentes realidades encontradas nos grandes e pequenos municípios do Estado.

Na cerimônia, além dos alunos selecionados, estarão presentes o governador, André Puccinelli; a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi; a diretora da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Schilling Mendonça; o representante do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Paulo Cesar Rodrigues; a diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Toronto, Sioban Nelson; a diretora de Relações Internacionais da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Toronto, Freida Chávez; o vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, João Ricardo Filgueiras Tognini; o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Gilberto José de Arruda, entre outras autoridades.

Saúde da Família

A ESF é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

A iniciativa do governo demonstra a importância que é dada à Saúde da Família em Mato Grosso do Sul, já que a ESF é uma responsabilidade dos governos municipais. Atualmente, 426 equipes atendem a 59,86% da população o que corresponde a 1.398.430 sul-mato-grossenses dos atuais 2.336.058 cidadãos do Estado.

O curso

A pós-graduação trata de uma cooperação realizada em forma de curso com cinco encontros presenciais de 40 horas e atividades tutoriais desenvolvidas pelas professoras do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Os conteúdos que serão abordados pretendem apoiar a construção da capacidade de Enfermagem na Atenção Primária, promover o papel de liderança de enfermeiros e educadores por meio da disponibilização de tecnologias relevantes para a prática e construir elos entre universidades enquanto facilitadoras da transferência de tecnologias e conhecimento.

Os momentos presenciais, com professores da Faculdade Bloomberg da Universidade de Toronto, acontecerão nas salas de aula do Departamento de Enfermagem da UFMS ou na Escola de Saúde Pública. As aulas presenciais serão em Campo Grande durante cinco meses, cinco dias por mês, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, mesmo em dias de feriados locais, estaduais ou nacionais, em função do deslocamento dos professores canadenses.

As atividades a distância serão realizadas on-line. Ao final, cada participante deve apresentar um projeto de intervenção no campo do ensino, da clínica ou da gestão. Os alunos concluintes receberão dois certificados, um emitido pela Escola Bloomberg de Enfermagem, da Universidade de Toronto/Canadá e outro pela UFMS.

Início

Na prática, o curso teve início ontem (19) – as aulas presenciais começaram às 8h e vão terminar às 17ho. Durante toda a semana – até 23 de abril – os professores do Canadá estarão ministrando as aulas presenciais. O material utilizado pelos alunos é oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde e pela UFMS.

Fonte: Saúde MS

Fonte:
COFEN

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais