Maestro João Carlos Martins fala sobre adoecimento e superação

Palestra magna emocionou congressistas no 19º CBCENF

19.10.2016

destaque
Maestro dedicou os aplausos recebidos aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que o ajudaram nas 22 cirurgias que enfrentou

Entre tantas adversidades, a música venceu as barreiras e consagrou um dos maiores músicos clássicos da atualidade.

O maestro João Carlos Martins, pianista desde os 8 anos, iniciou sua carreira internacional após vencer concursos de piano no Brasil e América Latina. Não foi uma carreira fácil. Muitas horas ao piano trouxeram lesões por esforço repetitivo. Já era consagrado quando um acidente jogando futebol o impediu de exercer a profissão de pianista. Pensou em desistir, mas a música insistia em repetir notas em seu caminho e finalmente voltou aos palcos, agora como maestro. Aclamado pela crítica mundial, seguiu regendo concertos em vários países.
publico
Palestra reuniu cerca de 1500 congressistas e emocionou o público

Em palestra magna abrindo os trabalhos do 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, nesta quarta-feira(19), em Cuiabá, o músico reuniu um público de mil e quinhentos congressistas. Emocionado ao ser recebido aplausos, declarou: “Dedico esses aplausos a todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que me ajudaram nas 22 cirurgias por quais passei. Além dos seus conhecimentos técnicos, foram eles que com carinho e atenção, me deram forças para continuar”.

“Superação no processo de adoecimento, um dos grandes desafios da arte e ciência do cuidado” superou as expectativas, proporcionando uma manhã emocionante. A história do maestro João Carlos Martins prova que não há limites para o corpo, quando a alma é grandiosa. O maestro decidiu usar a música como inclusão social, criando a Fundação Bachiana, que já formou mil e seiscentos músicos em comunidades carentes. A trajetória do maestro virou filme do cineasta Luiz Carlos Barreto, que deve estrear em breve no cinema. Ao encerrar sua apresentação, o maestro de despediu do público deixando uma provocação: Se a música venceu a dor, o cuidado também é musica, porque somente ele transforma.
 
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais