Cofen participa de lançamento da campanha de combate à sífilis pelo MS

O objetivo é mobilizar gestores e profissionais de saúde para a importância da detecção e tratamento da sífilis durante o pré-natal

20.10.2016

asc_1765
Representantes das entidades de saúde presentes no lançamento da campanha

Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (20), campanha de incentivo ao diagnóstico da sífilis direcionada às gestantes, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília.

Além da conscientização das mães sobre a necessidade do teste, a campanha também visa sensibilizar os profissionais da saúde – personagens fundamentais para que a iniciativa alcance seus objetivos – a realizarem o diagnóstico durante o pré-natal em seus pacientes.

Durante a cerimônia, a conselheira federal Nádia Ramalho assinou, juntamente com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o representante da OPAS no Brasil, Joaquim Molina, e demais autoridades das entidades de saúde, a Carta de Compromisso para Redução da Sífilis Congênita no Brasil.

Coordenada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, as ações terão prazo previsto de realização de um ano, entre o Dia Nacional de Combate à Sífilis, celebrado no terceiro sábado de outubro (15/10) e a data do próximo ano.

O Cofen, que tem participado ativamente de todo o processo com o MS, editou em setembro um parecer normativo que atualizou a aplicação dos testes rápidos, que agora podem ser realizados também por técnicos e auxiliares de enfermagem, com a supervisão do profissional enfermeiro. Essa modificação amplia o acesso aos testes, utilizados para triagem.

asc_1759
Momento em que a a conselheira federal Nádia Ramalho assina a Carta de Compromisso para Redução da Sífilis Congênita no Brasil

“A realização de testes rápidos por técnicos de enfermagem contribuirá no diagnóstico precoce para o controle da sífilis congênita, porém, deve existir garantia do atendimento pré-natal, oferta de antibióticos e exames a todas as gestantes. A equipe de enfermagem tem papel fundamental no trabalho de vigilância epidemiológica, pois o profissional de enfermagem atua como protagonista no planejamento, na organização, no treinamento e na operacionalização do serviço de saúde”, afirmou a conselheira federal Nádia Ramalho.

A penicilina benzatina é o único medicamento aprovado para o tratamento de sífilis em gestantes, por ser comprovadamente capaz de atravessar a barreira placentária e evitar a graves complicações graves na formação do bebê.

O Manual Técnico para o diagnóstico da Sífilis, lançado durante o evento, orienta os profissionais na realização da testagem e apresenta fluxogramas para o diagnóstico seguro da infecção. Também haverá ações de educação permanente para qualificação de gestores e profissionais de saúde. Confira a apresentação feita durante a CIT e a campanha publicitária que alerta sobre a importância de iniciar o pré-natal precocemente.

Sobre a campanha – Neste ano, a campanha de combate à sífilis terá como foco as gestantes jovens e seus parceiros sensibilizando-os para a realização do teste de sífilis no início da gestação e, também incentivando o parceiro a fazer o teste, evitando a reinfeção. O espaço dedicado à campanha reúne informações para gestores locais, profissionais de saúde e gestantes sobre o estímulo ao teste de sífilis durante a gestação. Dentre as ações estão peças gráficas (cartaz e folheto); filme publicitário e um minidocumentário – Gestação Segura, Criança Saudável – a serem veiculados nas redes sociais, até 30 de outubro.

19ª CBCENF – O tema também foi trado nesta quarta-feira (19), durante a décima nona edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, na mesa redonda “Inovação e Estratégias na atenção à sífilis e ao HIV”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais