Coren-CE convida candidatos a prefeito e apresenta reivindicações da categoria

Somente o candidato Capitão Wagner atendeu ao convite

24.10.2016

coren-ce
7 itens primordiais para o avanço da Enfermagem no âmbito municipal foram entregues ao candidato pelo presidente do COREN-CE

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, convidou para esta segunda-feira (24), às 08:30, os candidatos a prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e Capitão Wagner para apresentar as reivindicações da categoria. Somente o candidato Capitão Wagner, compareceu ao encontro que reuniu o plenário do Coren-CE e representantes do Sindicato dos Enfermeiros, Associação Brasileira de Enfermagem, Associação dos Enfermeiros do IJF e Associação dos Servidores do IJF.

São 7 itens primordiais para o avanço na qualidade de trabalho para os profissionais que atuam no SUS no âmbito municipal, que foram entregues ao candidato pelo presidente do COREN-CE, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho.

Leia na íntegra, o manifesto do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará:

O Atendimento à Saúde da população no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, conta em sua força de trabalho com 75% de profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. No entanto, a Pesquisa Perfil da Enfermagem realizada no ano de 2015, pela Fundação Osvaldo Cruz e financiada pelo Conselho Federal de Enfermagem, aponta que no Ceará as condições de trabalho relacionadas à proteção e assistência, mediram alto grau de insatisfação dos profissionais. Segundo a pesquisa, somente 29,01% se sentem seguros no ambiente de trabalho, enquanto 70,99% temem violência externa. A maioria dos entrevistados trabalha em unidades de saúde municipais.

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, como entidade representativa da categoria de ENFERMEIROS, TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM que congrega atualmente 62.215 profissionais inscritos, apresenta aos candidatos ao cargo de Prefeito de Fortaleza, reivindicações da classe que para garantir a qualidade do exercício da Enfermagem e do atendimento em Saúde no município de Fortaleza:

1ª. Cumprimento, por parte da gestão, das Portarias e Normativas que regulamentam o exercício profissional da Enfermagem e o funcionamento das Unidades de Saúde Primárias e Secundárias, em especial as referentes à prescrição de medicamentos por enfermeiros, farmácia popular e classificação de risco;

2ª. Coordenação das Unidades de Saúde do Município feita por profissionais técnicos com formação ou embasado conhecimento em Gestão de Saúde e registro de responsabilidade técnica no Coren-CE;

3ª. Implantação imediata das gratificações referentes ao exercício profissional;

4ª. Local de repouso nas Unidades de Saúde do Município em condições de salubridade;

5ª. Segurança armada nas Unidades de Saúde do Município;

6ª. Concurso Público como prioridade da gestão;

7ª. Regulamentação da carga horária de 30 horas semanais para a categoria;

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará anseia que o Prefeito de Fortaleza, possa reconhecer a importância da Enfermagem para a saúde da população, priorizando e cumprindo as reivindicações, que são na verdade os requisitos básicos para a execução digna do exercício profissional e em respeito aos trabalhadores e a população assistida pelo SUS no município.

Fortaleza, 24 de Outubro de 2016

Osvaldo Albuquerque Sousa Filho

Presidente do Coren-CE

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais