SISTEMA COFEN PROMOVE 3º SEMINÁRIO NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO

Em momento marcado pelo brilho e pela beleza da cultura maranhense, foi aberto, na noite de ontem (22), o 3º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/ Corens. A atual edição do evento vai reunir, até o próximo dia 26 (sexta-feira), na cidade de São Luís (MA), centenas de fiscais, conselheiros e assessores jurídicos de todo o Brasil, com o objetivo de discutir o tema “Sistematizar ações pra romper paradigmas”.

23.03.2010

Em momento marcado pelo brilho e pela beleza da cultura maranhense, foi aberto, na noite de ontem (22), o 3º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/ Corens. A atual edição do evento vai reunir, até o próximo dia 26 (sexta-feira), na cidade de São Luís (MA), centenas de fiscais, conselheiros e assessores jurídicos de todo o Brasil, com o objetivo de discutir o tema “Sistematizar ações pra romper paradigmas”.
A solenidade de abertura foi presidida por Dr. Manoel Neri, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen); Dra. Euzanir Aroucha, presidente do Coren-MA; e Dra. Mirela Bertolli Passador, coordenadora da Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen (CTFIS), e contou com a presença de autoridades, como Dr. Herbert Costa Figueiredo, promotor de Justiça Especializada na
Defesa da Saúde; Dr. Gutemberg Araújo, secretário de Saúde de São Luís (representando o prefeito João Castelo Ribeiro Gonçalves); e Dr. Ribamar Alves, deputado federal.
Para dar as boas vindas, Dra. Euzanir Aroucha ressaltou a sua satisfação em receber o Seminário, que, segundo ela, tem muito a contribuir no aperfeiçoamento da fiscalização da enfermagem. “O 3º Senafis vem trazendo novas técnicas para continuarmos buscando o aprimoramento da fiscalização em prol dos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e da sociedade em geral”, enfatizou, em discurso.
Discurso este reforçado pelo promotor de Justiça Herbert Figueiredo, que, ao destacar a importante parceria do Coren-MA com o Ministério Público, falou da necessidade de se discutir uma sistematização do trabalho. “Sistematizar é importante para combater as práticas ilegais do exercício da profissão”, pontuou.
Um dos principais passos da sistematização é, portanto, a conclusão do Manual de Fiscalização do Sistema Cofen/ Conselhos Regionais, aspecto abordado por Dra. Mirela Passador. A coordenadora explicou que o mesmo encontra-se sob a avaliação da CTFIS. “Queremos, através do Manual, dar condições para cada Coren criar e trilhar o seu caminho, de acordo com as especificidades de cada região”, explicou, ao justificar a cautela da finalização do conteúdo.
Outro aspecto relevante do Senafis foi levantado pelo secretário de Saúde de São Luís. “Com a realização do Senafis aqui, o Cofen não só comprova a necessidade de descentralizar as ações como demonstra reconhecimento e respeito ao trabalho desenvolvido pelo Coren-MA”, elogiou Dr. Gutemberg Araújo.
Além da temática do evento, a jornada de 30 horas da enfermagem também marcou os discursos da noite, desta vez, através do deputado Ribamar Alves, médico e defensor do projeto na Câmara Federal. Para ele, a aprovação do PL 2295/00 será um presente para a população do Brasil. “Médico sem enfermeiro não existe, por melhor que ele seja”, argumentou, em defesa de uma jornada que garanta a qualidade e a dignidade do trabalho dos profissionais da enfermagem.
Por fim, Dr. Manoel Carlos Neri afirmou ser o Senafis um dos eventos mais importantes do Sistema Cofen/Corens, uma vez que se volta para atividade fim dos conselhos: a fiscalização. Nesse sentido, o presidente do Cofen destacou os benefícios proporcionados pela integração entre os demais regionais. “É imprescindível a troca de experiência entre os regionais, onde se definem ações para aprimorar nossa fiscalização. E a cada ano esse aprimoramento será maior, pois continuaremos colocando o assunto na pauta prioritária do Sistema”, garantiu. Neri lembrou ainda uma série de projetos que o Cofen vem desenvolvendo em prol da fiscalização, a exemplo da aquisição (em andamento) de dezesseis unidades móveis totalmente equipadas para atender o setor. Além dos convênios que estão sendo firmados para atender a demanda dos Regionais de menor porte, entre outros. “Agradeço a colaboração do plenário do Cofen que apoiou este evento ao reconhecer sua importância para o sistema”, concluiu.

Fonte:
COFEN

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais