CASA DE PARTO NO RJ CONQUISTA LICENÇA DE FUNCIONAMENTO

A Enfermagem do Rio de Janeiro comemora uma importante vitória da categoria. Trata-se da licença de funcionamento, concedida pela Superintendência da Vigilância Sanitária, da Casa de Parto David de Capistrano Filho, localizada no Realengo, na capital carioca. A conquista faz parte de uma luta do Grupo de Obstetrícia da Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS), apoiada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) A decisão restabelece o direito da população feminina de baixa renda de optar pelo parto humanizado, uma alternativa já prevista pelo SUS. Apoio às Casas de Parto

27.11.2009

A Enfermagem do Rio de Janeiro comemora uma importante vitória da categoria. Trata-se da licença de funcionamento, concedida pela Superintendência da Vigilância Sanitária, da Casa de Parto David de Capistrano Filho, localizada no Realengo, na capital carioca.

A conquista faz parte de uma luta do Grupo de Obstetrícia da Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS), apoiada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN)

A decisão restabelece o direito da população feminina de baixa renda de optar pelo parto humanizado, uma alternativa já prevista pelo SUS.

Apoio às Casas de Parto

A atuação e a responsabilidade civil do enfermeiro obstetra nos Centros de Parto normal ou Casas de Partos foi normatizada a partir da aprovação, pelo plenário do COFEN, da resolução nº 339.

São consideradas Casas de Partos ou Centro Normal de Parto, os estabelecimentos de saúde que prestam atendimento a parturiente, ao recém-nascido, aos familiares,no período gravídico-puerperal. Tais centros deverão compor a estrutura de saúde local atuando de forma sintonizada e integrada às demais unidades do setor.

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais