Cofen apresenta proposta de SIV ao Ministério da Saúde

"Somente através do entendimento e pactuação as transformações necessárias podem ocorrer. Por isto estamos levando esta discussão ao Ministério da Saúde e Conasems", afirmou conselheiro Luciano da Silva

30.11.2016

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) apresentou ao representante do Ministério da Saúde (MS), nesta quarta-feira (30/11), uma proposta de Suporte Intermediário de Vida – SIV. “Essa iniciativa é muito bem-vinda. É necessário aprofundar a discussão dentro do Ministério da Saúde e com os atores sociais”, afirmou o analista técnico da coordenação nacional de Urgência e Emergência do MS, Ricardo Sales.

A proposta inova com relação ao atual modelo de assistência pré-hospitalar, com atendimento por equipe composta de enfermeiro, técnico ou auxiliar e condutor. “As modificações buscam garantir o acesso oportuno ao atendimento e a segurança do paciente”, explica o conselheiro federal Luciano da Silva, coordenador da comissão. “Somente através do entendimento e pactuação as transformações necessárias podem ocorrer. Por isto estamos levando esta discussão ao Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems)”.

A comissão nacional foi estabelecida em maio, a partir de Grupo de Trabalho em atuação no Coren-SP, com convite a especialistas de outras regiões do Brasil, de modo a refletir a realidade da Urgência e Emergência no país. Integram a comissão, coordenada pelo conselheiro Luciano da Silva, os enfermeiros Sérgio Martuchi (SP), Eduardo Fernando de Souza (SP), Gilson Hanszman (RJ), Marcos Aurélio Fonseca (SE), Marisa Malvestio (SP), João Carlos da Silva (RS).

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais