BRASIL UNIDO CONTRA A DENGUE: SITE TRAZ INFORMAÇÕES DIRECIONADAS A PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Está no ar o site da campanha "Brasil Unido contra a Dengue", que pretende unir forças para reduzir os números de casos da doença no país e acabar com a proliferação do mosquito transmissor. Ano passado, por exemplo, essa união com a sociedade resultou numa redução de 47,9%.

05.11.2009

Está no ar o site da campanha “Brasil Unido contra a Dengue”, que pretende unir forças para reduzir os números de casos da doença no país e acabar com a proliferação do mosquito transmissor. Ano passado, por exemplo, essa união com a sociedade resultou numa redução de 47,9%.

A página contém informações direcionadas para diversos públicos, como cidadãos, educadores, crianças, médicos, enfermeiros e agentes de saúde. Estas trazem orientações para que cada um destes contribua, na área onde atuam, com os objetivos da campanha. Além disso, oferece possibilidade de download de um manual sobre a doença e da publicação “Decifra-me ou devoro-te”.

Aos enfermeiros, o site ressalta:

A dengue constitui-se em um desafio para a saúde pública mundial. No Brasil as condições climáticas e ambientais favorecem a permanente circulação do vetor, o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos três tipos virais da doença que circulam no Brasil.

O Brasil vem apresentando nos últimos anos número crescente de casos graves em adultos e, especialmente, em menores de 15 anos, apesar dos esforços dos Governos federal, estaduais e municipais e da sociedade. Ou seja, ainda convivemos com epidemias recorrentes. Por isso, Profissional de Saúde, a sua atuação tem grande valor. Você sabe melhor do que ninguém que a forma grave da dengue pode matar e é importante nos prepararmos ainda mais:

– Participe das capacitações promovidas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde;

– Aplique os protocolos de manejo clínico de forma adequada e imediatamente;

– Identifique a doença precocemente;

– Notifique os casos de dengue para as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde;

– Oriente os pacientes sobre os sintomas e sinais de alerta;

– Esclareça que a automedicação pode agravar o quadro.

Melhorando a qualidade da assistência prestada e a organização da rede de serviços, podemos evitar que a dengue cause mortes.

Confira, então, mais informações em: www.combatadengue.com.br

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais