NOVO CÓDIGO ELEITORAL COMPLETA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA COFEN/CORENS

Cumprindo mais um compromisso histórico assumido pelo plenário do COFEN, gestão "A Força da Mudança", após amplo processo de discussão e debate de 12 meses, que envolveu consulta pública, plenárias com CORENs e reuniões com os mais diversos segmentos profissionais, foi assinado hoje, 17 de setembro de 2009, o Novo Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem.

17.09.2009

Cumprindo mais um compromisso histórico assumido pelo plenário do COFEN, gestão “A Força da Mudança”, após amplo processo de discussão e debate de 12 meses, que envolveu consulta pública, plenárias com CORENs e reuniões com os mais diversos segmentos profissionais, foi assinado hoje, 17 de setembro de 2009, o Novo Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem.

O Novo Código resgata o caráter democrático nas eleições dos Conselhos de Enfermagem, possibilitando a participação ampla dos profissionais da área no processo de eleição para escolha dos dirigentes do sistema COFEN/COREN, o que torna o processo transparente e em consonância com os princípios republicanos que regem a vida política brasileira.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Dr. Manoel Neri, destacou que o Novo Código Eleitoral representa um passo importante para a enfermagem brasileira. Segundo ele, a categoria lutou durante muito tempo pela democratização do sistema COFEN/COREN, contra a consolidação de um grupo político capitaneado pelo ex-presidente do Conselho (preso durante a Operação Predador), que se utilizou, durante quase duas décadas, das distorções presentes no Código Eleitoral anterior, para se perpetuar no poder.

“O Novo Código Eleitoral deixa de ser uma caixinha de surpresas e passa a servir de instrumento vivo para garantir a democracia e o rodízio de poder do sistema COFEN/COREN”, afirma o presidente do COFEN.

“A ampla publicidade na divulgação de todas as fases das eleições, a desburocratização dos procedimentos para inscrição de chapas, a votação preferencial por urna eletrônica, o fim do voto por correspondência e o amplo direito para que as chapas fiscalizem todo o processo eleitoral são os maiores avanços no novo regulamento”, finaliza Dr. Manoel Neri.

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais