PESQUISA INÉDITA TRAÇARÁ O PERFIL DA ENFERMAGEM NO PAÍS

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca vai dar início ao que pode se tornar o retrato mais fiel da enfermagem já realizado no país. É a pesquisa "Perfil da Enfermagem no Brasil", coordenada pela diretora de Regulamentação e Gestão do Trabalho da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (MS) e pesquisadora da ENSP, Maria Helena Machado, e resultado de uma parceria estabelecida entre a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a Federação Nacional de Enfermeiros (FNE) e o Ministério da Saúde.

11.09.2009

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca vai dar início ao que pode se tornar o retrato mais fiel da enfermagem já realizado no país. É a pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil”, coordenada pela diretora de Regulamentação e Gestão do Trabalho da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (MS) e pesquisadora da ENSP, Maria Helena Machado, e resultado de uma parceria estabelecida entre a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a Federação Nacional de Enfermeiros (FNE) e o Ministério da Saúde.

Em entrevista ao Informe ENSP, Maria Helena Machado explica os objetivos do projeto, revela a equipe participante e que a consulta, que envolverá toda a comunidade de enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, deverá durar cerca de um ano e meio.

Informe ENSP: Qual o objetivo da pesquisa sobre o perfil da Enfermagem no Brasil?

Maria Helena Machado: O objetivo central deste projeto é analisar a situação atual da enfermagem no país buscando conhecer a sua dinâmica no recente contexto sócio-econômico e político brasileiro. Tem como objetivos específicos: construir o perfil dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem considerando as características sócio-econômicas, da formação e desenvolvimento profissional, da inserção no mundo do trabalho e de sua a participação sócio-política; analisar a dinâmica atual do mercado de trabalho da enfermagem no Brasil; e apontar tendências e perspectivas para a enfermagem no Brasil.

Informe ENSP: A ENSP é responsável pela coordenação geral da pesquisa? Quem mais integra o grupo?

Maria Helena Machado: Eu sou a coordenadora nacional do projeto, que tem como coordenação adjunta a professora Ana Luiza Stiebler (ENSP) e a gerência geral do Projeto está a cargo da pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde (NERHUS/ENSP/Fiocruz) Eliane de Oliveira.

Além desta equipe, contaremos com participações dos pesquisadores do NERHUS como, por exemplo, a professora Neuza Moysés e Antenor Amâncio e outros profissionais que certamente estarão conosco neste grande projeto de pesquisa.

Como não poderia deixar de ser, a coordenação institucional da pesquisa estará formada por profissionais indicados pelas três entidades de enfermagem que compõem a coordenação institucional, ou seja, o Conselho Federal de Enfermagem, a Associação Nacional de Enfermagem e a Federação Nacional de Enfermeiros.

Nossa proposta é ter um grupo nacional mesclando academia e entidades corporativas, semelhante ao que fizemos quando realizamos a pesquisa Perfil dos Médicos no Brasil. O projeto será desenvolvido no âmbito do Observatório de RH da E! NSP e terá parcerias institucionais da Rede em todo o país. É importante frisar que contaremos com apoio institucional. Este projeto será o carro-chefe do Plano diretor do nosso Observatório 2009/2010 e estamos confiantes no apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) nesta empreitada.

Informe ENSP: De onde surgiu a demanda para a realização dessa pesquisa?

Maria Helena Machado: Esta pesquisa é uma demanda muito antiga das três entidades nacionais da corporação de enfermagem e nossa, do NERHUS, que anseia em fazer o Perfil da Enfermagem no Brasil.

A enfermagem é uma corporação de extrema relevância para o SUS. O Ministério da Saúde também está muito interessado em ter este Perfil. O ministro José Gomes Temporão, em reunião com as entidades nacionais da Enfermagem, ao tomar conhecimento do Projeto de Pesquisa não só ficou muito entusiasmado como já manifestou seu apoio ao projeto.

Informe ENSP: A pesquisa já está em andamento?

Maria Helena Machado: De certo modo sim, o trabalho já está em andamento, mas ainda nos preparativos iniciais. O lançamento nacional da pesquisa deverá ocorrer em breve e a pesquisa deve durar cerca de um ano e meio.

Informe ENSP: O perfil da Enfermagem integra seu projeto Situação das 14 profissões de saúde no Brasil?

Maria Helena Machado: Não, este é outro projeto independente, mas a enfermagem faz parte, claro, das 14 profissões de saúde no país.
Informe ENSP: A pesquisa sobre enfermagem é inédita no país?

Maria Helena Machado: Sim, no Brasil e na América Latina, como foi com a pesquisa Perfil dos Médicos no Brasil. Estamos muito contentes e animados com todo esse trabalho.

Fonte: Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais