ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA NOS QUATRO CANTOS DO CEARÁ

A Escola de Saúde Pública (ESP) do Ceará vem intensificando ações em todo o estado. Seja na Saúde Bucal, Gestão em Saúde, Diagnóstico e Tratamento da Dengue, Prevenção e Controle das DSTs, questões específicas da Enfermagem, ou até mesmo no conhecimento de ferramentas de Auditoria e Controle dos recursos aplicados na Saúde, os profissionais estão tendo a oportunidade de aperfeiçoar e atualizar informações, repensando sua prática de trabalho. Confira aqui as atividades da ESP-CE nos quatro cantos do Ceará. Fórum Científico de HIV/Aids abrange todas as CRES

13.08.2009

A Escola de Saúde Pública (ESP) do Ceará vem intensificando ações em todo o estado. Seja na Saúde Bucal, Gestão em Saúde, Diagnóstico e Tratamento da Dengue, Prevenção e Controle das DSTs, questões específicas da Enfermagem, ou até mesmo no conhecimento de ferramentas de Auditoria e Controle dos recursos aplicados na Saúde, os profissionais estão tendo a oportunidade de aperfeiçoar e atualizar informações, repensando sua prática de trabalho.
Confira aqui as atividades da ESP-CE nos quatro cantos do Ceará.
Fórum Científico de HIV/Aids abrange todas as CRES
O município de Crateús sedia, também em 14 de agosto, 4º Fórum Científico de HIV/Aids na Atenção Básica, contemplando as Coordenadorias Regionais de Saúde de Crateús e Tauá. Destinado aos profissionais da área de saúde que atuam na atenção básica, o Fórum objetiva propiciar um debate científico sobre a infecção pelo HIV com enfoques nas áreas de transmissão e prevenção, diagnóstico (com ênfase na detecção precoce) e cuidados de atenção básica às pessoas vivendo com HIV/Aids, que são assistidas em serviços de referência.
Tianguá sediou em março passado o primeiro fórum, beneficiando municípios que compõem a 13ª e 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES). Em abril, Aracati realizou o fórum para municípios das CRES de Aracati, Russas e Limoeiro do Norte . Em junho 300 profissionais da Atenção Básica das Coordenadorias Regionais de Saúde de Fortaleza, Caucaia, Baturité, Macaranaú – entre médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família – participaram do evento na sede da ESP-CE. Juazeiro do Norte será o próximo município a sediar o fórum, em outubro.

Enfermeiros fazem curso de assistência a pacientes com dengue
A estratégia de controle da dengue por meio da capacitação dos profissionais de saúde, realizada pela Secretaria da Saúde do Ceará, numa parceria entre Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde (Coprom) e a Coordenadoria de Pós-graduação em Vigilância da Saúde, da ESP-CE, oferece este mês de agosto, mais uma turma do Curso Assistência de Enfermagem aos Pacientes com Dengue.
Participam, de 19 a 21 de agosto, enfermeiros das Coordenadorias Regionais de Saúde de Russas; Limoeiro do Norte; Tauá; Icó; Iguatu; Canindé e Itapipoca. Entre os dias 26 a 28 de agosto, uma outra turma beneficia enfermeiros das coordenadorias regionais de saúde de Baturité, Aracati, Quixadá, Maracanaú, Caucaia e Fortaleza.
O programa de treinamento teve início em dezembro do ano passado e quase 200 profissionais foram beneficiados, incluindo as macrorregiões de Sobral e Cariri. A capacitação dos enfermeiros integra uma estratégia que visa a qualificar profissionais em todo o Estado, tornando-os também multiplicadores de conhecimento nas equipes de Saúde da Família.
TSB e Técnico em Enfermagem começam em vários municípios
A Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) promoveu, entre julho e agosto, a abertura dos cursos Técnico de Enfermagem e de Técnico em Saúde Bucal em vários municípios cearenses.
Com duração de 18 meses, o curso de TSB reúne 30 alunos por turma e será ministrado em quatro módulos. Serão formados 210 técnicos em turmas sediadas nos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Horizonte, Caucaia, Maracanaú, Aracati e Baturité.
O Curso Técnico de Enfermagem tem como meta formar 180 técnicos em seis turmas, sediadas nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Quixadá, Canindé e Iguatu.
Especialização capacita enfermeiros obstetras da rede pública
Capacitar enfermeiros para reduzir a mortalidade materna e neonatal no Ceará é a meta do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica, cuja abertura aconteceu no último dia 31 de julho. O curso é promovido pela Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado Ceará (SESA) e executado pela Coordenadoria de Pós-graduação em Atenção à Saúde da ESP-CE, com apoio do Ministério da Saúde.

Estão sendo capacitados 156 enfermeiros da rede pública de saúde do Ceará, contemplando os municípios de Caucaia, Maracanaú, Canindé, Itapipoca, Acaraú, Quixadá, Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Sobral, Camocim, Tianguá, Tauá, Icó, iguatu, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte e áreas indígenas ( Itarema, Acaraú, Caucaia, Pacatuba). O levantamento das unidades e a definição do público-alvo foram feitos a partir de critérios estabelecidos pelo Grupo de Trabalho do Núcleo de Atenção Primária/Saúde Sexual e Reprodutiva – NUAP, com a colaboração das Coordenadorias Regionais de Saúde – CRES.

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais