SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO DEBATE ESTÁGIOS

Seminário Administrativo debate estágios No terceiro dia de debates no Seminário Administrativo organizado pelo Sistema COFEN-CORENS as atenções estão por conta dos Estágios Supervisionados e as 4 mil horas.

09.07.2009

Seminário Administrativo debate estágios

No terceiro dia de debates no Seminário Administrativo organizado pelo Sistema COFEN-CORENS as atenções estão por conta dos Estágios Supervisionados e as 4 mil horas.
A mesa coordenada pelo Dr. Cláudio Porto, presidente do Coren-SP, a palestra sobre os dois temas ficou por conta do professor e membro da Academia Paulista de Educação Francisco Cordão que defendeu como diretrizes curriculares nacionais para a graduação em enfermagem que o profissional tenha uma formação capaz de atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a integralidade da atenção e a qualidade em humanização do atendimento.
De acordo com Cordão, compromisso ético do profissional é manter-se atualizado para dar conta aos desafios cotidianos. “Os conteúdos curriculares, as competências e as habilidades a serem assimilados e adquiridos no nível de graduação do enfermeiro devem conferir-lhe terminalidade e capacidade acadêmica”, enfatizou.
“Foi um avanço a aprovação da carga horária mínima para os cursos de enfermagem, de forma presencial, pois é resultado de grandes debates oriundos no ano de 2001”, explicou Cordão.

Estágios

Quanto aos estágios supervisionados, o professor Francisco Cordão explicou que o projeto contempla o planejamento, de forma integrada, das atividades de prática profissional desenvolvidas em laboratórios e salas-ambiente, em situação simulada.
A Lei 11.788/2008, estabeleceu que a atividade de estágio profissional supervisionado é sempre curricular, devendo ser intencionalmente assumida como Ato Educativo do estabelecimento e ensino. “O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”, observou.

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