Fortaleza recebe Comissão de Saúde da Mulher do Cofen

"Em muitas situações as enfermeiras têm dificuldade em ver sua autonomia respeitada", relata conselheira Fátima Sampaio, integrante da comissão

25.04.2017

Integrantes da Comissão da Saúde da Mulher do Cofen em reunião no Coren-CE
Comissão da Saúde da Mulher do Cofen atua nacionalmente promovendo a qualidade da assistência e assegurando a autonomia profissional

A Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) esteve em Fortaleza, de terça a quinta-feira (18 a 20/4), realizando reuniões de trabalho com conselheiros e equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE). A comissão vem realizando ações em todo o país, visando a qualificação da saúde da mulher e buscando ampliar espaço de atuação dos profissionais que atuam diretamente em atividades ligadas ao bem estar da mulher.

Ainda que se tenha normativa na área e projeto governamental em pleno funcionamento, a conselheira federal Fátima Sampaio, explicou que em muitas situações as enfermeiras têm dificuldade em ver sua autonomia respeitada enquanto profissionais capacitadas para participar efetivamente na assistência a mulher na gestação, parto e puerpério. “Encontramos dificuldades no acesso à sala de parto, muitas vezes até mesmo proibição. Vemos assim cerceado o direito de exercício da profissão da enfermeira obstetra”, relatou.

Normatização de procedimentos em Enfermagem Obstétrica e criação de grupos técnicos nos Conselhos Regionais estão entre as ações da comissão de Saúde da Mulher, composta pela conselheira federal Fátima Sampaio e os colaboradores Herdy Alves, Vera Bonazzi, Maria Cristina Gabrielloni e Elisanete Carvalho.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais