Cofen apoia mobilização pela Saúde em Brasileia/AC

Movimento exige a conclusão da obra do novo Hospital Regional de Brasiléia, no Acre, e melhores condições de trabalho para a Enfermagem

27.04.2017

Ato pela Saúde em Brasileia, no Acre
Conselheiro Jebson Medeiros representou o Cofen no ato

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), representado pelo conselheiro Jebson Medeiros, participou na quinta-feira (20/4) do Manifesto Pacífico no município de Brasiléia/AC, em defesa da qualidade da saúde para a região do Alto Acre,

A enfermeira Lidiana Jovino afirma que a população da Região do Alto Acre está recebendo uma assistência de saúde deficientes em virtude da carência de profissionais e especialistas. “Estou abraçando essa causa e não vou me conter enquanto não atenderem nossas reivindicações”, garante.

“Não podemos nos calar e se acomodar com a situação dos serviços de saúde prestados à nossa sociedade. É preciso mostrar a todos que estamos atentos e que buscaremos os nossos direitos e o respeito junto aos órgãos competentes, aos gestores estaduais e aos políticos acreanos”, afirma o enfermeiro Siney, um dos organizadores do movimento,

Para o conselheiro federal Jebson Medeiros, que participou ativamente do movimento e visitou a estrutura interna do Hospital de Brasiléia, o funcionamento do hospital está em desacordo com as normas existentes, apresentando condições totalmente insalubres de trabalho e risco à saúde da população que busca atendimento.

Hospital Regional de Brasileira, sob risco de desabamento
Hospital corre risco de desabamento

“Presenciei situações extremamente preocupantes quanto ao atendimento de saúde prestada à população do Alto Acre. Ambiente em desacordo com as normas de controle de infecção hospitalar, ambientes sujos, falta de material, exposição à risco de incêndio, equipamentos enferrujados, estrutura física comprometida, sobrecarga de trabalho para os profissionais de enfermagem com escalas apresentando excesso de horas extras e precárias condições do repouso da enfermagem”, afirma Jebson.

Já foi apresentado aos órgãos de fiscalização e à Secretaria Estadual de Saúde, diagnóstico situacional sobre os serviços existentes, as condições de trabalho, a carência de profissionais de enfermagem e escassez de material hospitalar, assim como a precária estrutura física e risco de desabamento em que se encontra o hospital da região.

“É preciso uma atitude urgente por parte das autoridades para acelerar a conclusão da
s obras do Hospital Regional de Brasiléia, contratar novos profissionais de saúde, especialmente de enfermagem, e adquirir materiais e novos equipamentos”, cobrou o conselheiro.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais