MCCE repudia proposta de anistia a candidatos, partidos políticos e empresas

Cofen integra o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, responsável por iniciativas como a Lei da Ficha Limpa

14.09.2017

“Legislar em causa própria é um escárnio”, afirmou o Luciano Santos, coodiretor do MCCE

Entidades integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) aprovaram nesta quinta-feira (14/9) nota de repúdio à anistia de multas eleitorais, um dos pontos do projeto de Reforma Política em tramitação no Congresso. “Legislar em causa própria é um escárnio que traz descrédito para o processo eleitoral, o Ministério Público Eleitoral, a Justiça Eleitoral e à Sociedade”, afirmou Luciano Santos, coodiretor do MCCE.

A rede de organizações sociais integrantes do MCCE opõe-se, ainda, à proposta de “Distritão”, sistema de escolha de parlamentares que acaba com a proporcionalidade, privilegiando os mais poderosos economicamente e os mais conhecidos, o que aprofunda a personalização da política e a sub-representação de grupos sociais marginalizados, como mulheres, negros e minorias. Conheça a proposta da coalização pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

 

Nota de repúdio 

 

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – rede de organizações sociais que liderou a conquista da Lei da Ficha Limpa – vem por meio desta nota repudiar a proposta que tramita na Câmara dos Deputados que prevê descontos para multas eleitorais já aplicadas.
Tal proposta que está sendo discutida pela comissão especial da reforma política daquela casa, prevê a concessão de anistia de 90% em multas eleitorais recebidas por candidatos, partidos políticos e empresas o que atingiria a cifra de aproximadamente 760 milhões de reais, segundo um dos deputados membro da comissão.
Para o MCCE, tal anistia enfraquece o trabalho da justiça eleitoral e do ministério público e transmite uma sensação de impunidade neste momento em que a sociedade clama pela moralidade e ética na política.

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE
MCCE – 15 ANOS (2002-2017)
Voto não tem preço, tem consequências.
18º Aniversário da Lei 9840/99 (Lei Contra a Compra de Votos)
7º Aniversário da LC135/10 (Lei da Ficha Limpa)

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais