Solenidade marca abertura do 13º CBCENF

Um evento de cunho científico. Esta é a essência da mensagem que predominou na abertura do  13º.

16.09.2010

Um evento de cunho científico. Esta é a essência da mensagem que predominou na abertura do  13º. CBCENF, cerimônia realizada ontem (15), no Auditório Morton Mariz de Faria, no Centro de Convenções de Natal.  A palavra da presidente do Coren- RN, Alzirene Nunes de Carvalho, que abriu os discursos como anfitriã, enfatizou a importância de ampliar o protagonismo da categoria, lembrando que 62% dos profissionais de saúde no país são da Enfermagem. Ao recordar a realização do primeiro CBCENF, em 1998, na cidade de Natal, tanto a Dra. Alzirene quanto o presidente do Cofen, Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, lembraram que o caráter e o propósito do congresso mudaram muito nesses anos todos.

Neri ampliou sua análise em relação aos objetivos do congresso, observando ainda que o refinamento da programação científica, o resgate dos propósitos e do papel do Cofen e dos Conselhos Regionais são conquistas recentes, mas que estão consolidadas. “Precisamos lembrar que essas conquistas são nossas, da nossa categoria e de profissionais que assumiram o compromisso de resgatar a ética e o respeito”, lembrou. “Agora temos de avançar, pois, apesar de todas as conquistas, temos muito mais a fazer. A luta pela aprovação da jornada de 30 horas passou pelas comissões graças à nossa mobilização. Agora precisamos ir até o ministro da saúde, José Gomes Temporão, para que ele nos ajude a vencer a etapa final de aprovação da redução da jornada”.

Dr. Manoel Carlos reiterou que este congresso entra para a História do Cofen como o melhor CBCENF já realizado pelos Corens, e que só será superado pelo CBCENF de 2011. “Faremos o congresso na cidade do Rio de Janeiro, não por acaso. Trata-se de uma resposta à categoria, um resgate dos propósitos do Cofen e dos Conselhos Regionais, que foram maculados em outros tempos, mas que já são passado. Os profissionais de Enfermagem merecem essa resposta e é uma honra para mim, poder encerrar minha gestão em abril de 2012 com o cumprimento desta missão”.

A solenidade contou ainda com a fala de Maria José Antunes, representando Maria Goretti Lopes, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), que não pode comparecer ao evento por razões de saúde. Na mensagem enviada por ela, a aproximação das duas entidades consolidada a partir do ano passado também é uma grande conquista da categoria, que se fortalece à medida que atua no mesmo sentido e em benefício da Enfermagem.

 

*Por Sandra de Angelis

Fonte:
Imprensa Cofen

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais