Enfermagem Forense: nova especialidade é campo fértil

Perícia forense desponta como área de atuação no Brasil

09.11.2017

Com objetivo de informar e esclarecer a regulamentação e atuação da Enfermagem Forense no Brasil, aconteceu hoje (9/11), uma mesa-redonda que discutiu o tema no 20º CBCENF.

A Enfermagem Forense é uma área de atuação relativamente recente da Enfermagem, que teve início nos Estados Unidos, na década de 1990, e traz uma atenção qualificada que liga as ciências forenses e a área de Saúde. É importante que haja conhecimento e discussão sobre a área para que os enfermeiros possam se preparar e capacitar na atuação.

Para o médico forense da Polícia Federal, Carlos Eduardo Palhares, a Enfermagem Forense é uma nova e importante área e deve ser harmonizada com as demais atividades de perícia existentes. “Essa harmonização é o maior desafio para fortalecer o campo, mas é um passo necessário tendo em vista a sua relevância”, afirma.

A vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira, explanou sobre a resolução que regulamenta a especialidade, aprovada este ano pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que estabelece como enfermeiro forense “o bacharel em Enfermagem, portador do título de especialização, mestrado ou doutorado em enfermagem forense emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC, ou concedido por Sociedades, Associações ou Colégios de Especialistas, registrado no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, de acordo com a Resolução Cofen 389/2011” e lista áreas de competência da especialidade.

“A Enfermagem Forense desponta como uma nova especialidade no Brasil e é um campo fértil para os enfermeiros. Precisamos conhecer e informar sobre a área”, afirma Irene aos congressistas.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais