“Militarismo: Perspectivas e Conquistas” é tema de mesa no 21º CBCENF

As atividades tiveram continuidade no decorrer do dia com palestras e e relatos de experiências por militares atuantes na Enfermagem

27.11.2018

A mesa foi mediada pelo Capitão Wilton José Patrício

O segundo dia do 21º CBCENF trouxe mais uma vez a discussão sobre a Enfermagem no meio militar. Neste ano, o tema abordado foi “Militarismo: Perspectivas e Conquistas do Profissional de Enfermagem”. A mesa-redonda foi mediada pelo conselheiro federal e presidente da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares, Capitão Wilton José Patrício.

A primeira palestra do dia foi realizada pela enfermeira Coronel do Exército e Vice do Hospital de Área de Recife, Maria Sandra Andrade. Entre suas experiências, salienta-se a demonstração de como funciona um hospital de campanha, que foi montado em um campo de futebol, logo após a inundação de um hospital no interior de Pernambuco.

Enfermeira Coronel do Exército, Maria Sandra Andrade, conduziu palestra

A tarde seguiu com a explanação da Capitã de Mar e Guerra da Marinha, Vice Diretora do Hospital Naval de Belem-PA, membro da comissão, Ana Beatriz de Menezes. Ela passou um pouco da sua experiência nas forças armadas e traçou uma linha do tempo a partir da entrada das mulheres na Marinha, além de demonstrar as perspectivas futuras para o Hospital Naval de Belém.

Gilson Hazsmann, tenente-coronel bombeiro e também membro da comissão, seguiu falando de suas experiências no Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Por fim, enfatizou que, para que as forças armadas e auxiliares tenham mais força “é necessário nos falarmos mais, trocarmos experiências. A comissão vem visitando diversos estados visando estreitar os laços”.

21º CBCENF trouxe discussão sobre a Enfermagem no meio militar

Finalizando o dia, o conselheiro federal, Capitão Ronaldo Beserra também contou um pouco da sua história na Polícia Militar do estado da Paraíba. E encerrou falando da necessidade da enfermagem ter representantes dentro das câmaras legislativas. “Se não tivermos um representante dentro da política, não conseguiremos o avanço nas demandas tão solicitadas pela nossa categoria”, concluiu.

O 21º CBCENF ocorre até a próxima sexta-feira (30), no Royal Palm Hall, em Campinas.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais