Coren-MT realiza fiscalização na Santa Casa de Rondonópolis

O hospital que foi inscrito para concorrer ao PNQ teve irregularidades apontadas durante fiscalização

13.12.2018

Fiscalização ocorreu nos dias 6 e 7 de dezembro

Foi encerrado o prazo concedido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) à Santa Casa de Rondonópolis para realizar as readequações referentes às irregularidades apontadas em uma fiscalização ocorrida nos dias 6 e 7 de dezembro.

Segundo a enfermeira fiscal, Cíntia Ribeiro, a principal irregularidade encontrada foi a ausência de enfermeiro durante a noite e nos finais de semana em setores como a Central de Material Esterilizado e o Centro Obstétrico.

A unidade que emprega 74 enfermeiros e 343 técnicos de Enfermagem, apresentou proporção de enfermeiros em relação à de técnicos inferior ao número estabelecido pela Resolução Cofen 543/2017, que institui parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais. Também foram identificados profissionais sem inscrição ativa no Conselho Regional de Enfermagem, o que caracteriza exercício ilegal da profissão.

Por outro lado, a fiscalização também apontou avanços na unidade em setores como a Gerência de Enfermagem, o Núcleo de Segurança do Paciente, Educação Permanente e na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. “A Enfermagem da Santa Casa vem buscando a excelência nos seus serviços, visando garantir uma assistência livre de danos”, explicou.

“Estamos buscando uma maneira de inserir mais enfermeiros no nosso quadro de profissionais e dar oportunidade de formação aos técnicos, para que possam ser futuros enfermeiros da Santa Casa”, explicou a gerente de Enfermagem, Jozilda Lima.

A Santa Casa de Rondonópolis está inscrita no Programa Nacional de Qualidade, estar dentro das normas estabelecidas pelo Cofen é um dos critérios para estar apto a receber o selo. Uma das metas é fomentar a qualificação profissional e a melhoria da assistência. Podem participar unidades de Saúde (hospitais, clínicas, laboratórios) e instituições de ensino.

Serão avaliadas seis dimensões: Ações gerenciais sistêmicas, Estrutura organizacional, Aspectos operacionais, Infraestrutura, Gestão de pessoas e Responsabilidade social. O selo de qualidade é uma certificação dos profissionais de Enfermagem e não apenas das instituições.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais