Coren-ES cria espaço para divulgar exemplos positivos da enfermagem

Objetivo do projeto é divulgar condutas positivas dos profissionais que atuam no Espírito Santo

16.02.2019

A técnica se formou em 2006 e agora também é enfermeira

Brilho nos olhos, um sorriso verdadeiro e gestos delicados, porém firmes, de quem tem segurança naquilo que faz. Essas características são percebidas logo no primeiro contato com a técnica de Enfermagem Sheilla Salvador, profissional que estreia o espaço EnfermagEM Destaque – a gente faz a diferença.

O objetivo da nova gestão do Coren-ES é divulgar iniciativas, projetos, talentos e condutas positivas de auxiliares, técnicos e enfermeiros que atuam no Espírito Santo. Na enfermagem não faltam histórias e exemplos que merecem ser contados.

Nossa estreante faz parte da equipe da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Utin – Hucam), em Vitória, onde é técnica de Enfermagem há quase cinco anos.

E foi lá, na Utin do Hucam, em 2015, que Sheilla teve uma iniciativa que repercutiu no cuidado dos recém-nascidos e, por consequência, na satisfação das mães e da equipe multiprofissional.

Dedicada e com foco na humanização ela confeccionou redes de crochê para dar conforto aos bebês prematuros. A ideia foi discutida antes com a equipe de Saúde do setor. Juntos, estabeleceram os critérios para o uso das redes. Recém-nascidos em fototerapia e pós-cirurgia, por exemplo, são mantidos na incubadora tradicional.

O formato da rede remete à sensação de estar no útero da mãe. É como se o bebê fosse carinhosamente abraçado. Esse aconchego melhora os batimentos cardíacos e a respiração. Os pequenos pacientes ficam mais calmos, dormem profundamente e chegam a sorrir quando estão na rede.

Ambiente hospitalar normalmente é frio e impessoal. Mas Sheilla lembra que não tem que ser assim. “É possível torná-lo mais humano, acolhedor e, na medida do possível, até alegre. E quando conseguimos isso é uma satisfação muito grande porque proporciona conforto e segurança para os pacientes e seus familiares, e também fortalece o vínculo entre a equipe”, afirmou.

Sheilla conta que ingressou na profissão por influência de uma tia, que na época era técnica de Enfermagem. “Não imaginava que um dia trabalharia na área de Enfermagem. Mas foi a melhor decisão que tomei. Descobri que amo o que eu faço”.

A técnica se formou em 2006 e agora também é enfermeira. E advinha só o tema do trabalho final do curso? “Utilização da técnica da redinha na UTI neonatal: a percepção da equipe multiprofissional”. O artigo deverá ser publicado em breve.

O Coren-ES parabeniza Sheilla Salvador pela iniciativa e os demais profissionais da equipe pelo apoio. A humanização nos ambientes hospitalares é plenamente possível. Sheilla é prova disso.

Se você conhece histórias, exemplos, habilidades e iniciativas positivas na enfermagem, envie e-mail para comunicacao@coren-es.org.br.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais