Comissão de Enfermagem Forense realiza sua primeira reunião de trabalho

Criada neste mês de abril, a comissão busca dar visibilidade ao enfermeiro forense

30.04.2019

Comissão realizou sua primeira reunião de trabalho

A Comissão Nacional de Enfermagem Forense realizou, na manhã desta terça-feira (30), sua primeira reunião a fim de alinhar as estratégias de trabalhos e definir um planejamento de início. O objetivo da comissão é divulgar o trabalho da Enfermagem Forense no Brasil, de modo a inserir a especialidade no sistema de saúde, buscando apoio junto ao parlamento.

Antônio Coutinho, coordenador da comissão, destaca que a missão é dar mais espaço ao profissional e fazer com que essa especialidade venha a contribuir para a melhoria da assistência e seguridade. “Nossa missão é sensibilizar, juntando maior número de informações para possamos oferecer isso aos profissionais. E, claro, buscar apoio junto às autoridades e inserir o enfermeiro forense no apoio e identificação dos casos de violência”, enfatizou.

A comissão entende que buscar a inserção da Enfermagem Forense no cotidiano da área é essencial, sendo mais uma especialidade que venha a contribuir para a melhoria da assistência. Além disso, ter sempre como objetivo o olhar para a vítima e ser uma ponte entre a justiça e a vítima.

O enfermeiro Jebson Medeiros, integrante da comissão, ressalta que é necessário envolver políticas nesse planejamento, uma vez que a especialidade depende da legalização de alguns itens. “Buscamos uma norma legal que amplie essas competências, para que nós possamos de fato realizar nossa competência. E que esses procedimentos sejam reconhecidos pelo judiciário e pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, observou.

Com o foco no paciente, a comissão busca inserir o enfermeiro na atenção básica, fortalecendo a Enfermagem Forense no SUS. Criada neste mês de abril, a comissão conduzirá o Cofen para discussões sobre o tema, além de desenvolver um trabalho ouvindo os profissionais e a sociedade.

Compõem a comissão os seguintes profissionais: Antônio Coutinho, Irene Ferreira, Jebson Medeiros, Zenaide Cavalcanti, presidente da ABEFORENSE, e Carmela Alencar, presidente da SOBEF.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais