Coren-PE realiza fiscalização em Fernando de Noronha

Três unidades de saúde do arquipélago receberam a vistoria do Coren-PE durante essa semana

25.11.2019

O arquipélago não recebia uma fiscalização do Conselho desde 2016

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realizou inspeção de fiscalização nas unidades de saúde de Fernando de Noronha, do último dia 20 (quarta-feira) até hoje (22). O arquipélago, que não recebia uma fiscalização do Conselho desde 2016, possui o Hospital São Lucas, a Unidade do Samu Fernando de Noronha e a Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos. “O objetivo da visita, além de realizar a fiscalização, foi de aproximar os profissionais que trabalham na ilha ao Coren-PE”, explicou a presidente da autarquia, Marcleide Cavalcanti.

Entre os problemas constatados durante a vistoria do Coren-PE, nas três unidades de saúde, que fazem a cobertura da assistência da Enfermagem de cerca de três mil pessoas, nativas no arquipélago, estão a falta de registro de Responsáveis Técnicos (RT’s) de Enfermagem e a não apresentação de documentos referentes à organização do serviço de Enfermagem. A fiscalização do Conselho ainda solicitou o cálculo do dimensionamento de profissionais para apurar um possível déficit de profissionais. Segundo a chefe do Setor de Fiscalização/Subseções, responsável pela vistoria, Fernanda Cerqueira, o próximo passo do Conselho é a emissão de relatórios da fiscalização às instituições para que os problemas sejam solucionados.

A maior queixa dos profissionais de Enfermagem da Ilha diz respeito com a dificuldade de cadastro da população

Fernanda ainda relatou que a maior queixa dos profissionais de Enfermagem da Ilha diz respeito com a dificuldade de cadastro da população. Os motivos são dois: a população flutuante, que são as pessoas que tem residência na ilha, mas vivem em constante entrada e saída, e os com moradia ilegal, que fogem do controle de imigração de chegada e saída.

Ponto positivo durante a inspeção do Conselho foi a verificação do uso pela equipe da USF Dois Irmãos do Protocolo de Enfermagem na Atenção Básica. Lançado pelo Coren-PE em maio deste ano e com adesão da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o guia, além de aprimorar a assistência de Enfermagem, favorece o uso de práticas cientificamente sustentadas. “A utilização do protocolo promove maior segurança aos usuários e aos profissionais do serviço de saúde, pois reduz a variabilidade do cuidado, que norteia o profissional para a tomada de decisão em relação às condutas”, destacou Marcleide.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais