Ministério da Saúde anuncia distribuição de 10 milhões de testes para COVID-19

OMS defende estratégia de "isolar, testar, tratar e localizar" todos os casos suspeitos

22.03.2020

O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (21/3) que pretende distribuir de 10 milhões de testes rápidos para detecção do coronavírus (COVID-19). Cinco milhões devem ser entregues até o final do mês. Os testes serão aplicados primeiramente em profissionais de Saúde e enviados às Unidades Básicas de Saúde (UBS), segundo o ministério.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) defende a realização massiva de testes em casos suspeitos, medidas de higiene e isolamento social como estratégias para conter a pandemia. “Não se consegue combater um incêndio com os olhos vendados, você não consegue parar essa pandemia se não souber quem está infectado”, afirmou o diretor-geral da entidade, Tedros Ghebreyesus. O pronunciamento, feito na segunda-feira (16/3), defendeu a necessidade de “isolar, testar, tratar e localizar” todos os casos suspeitos da doença.

Na Coreia do Sul, a estratégia teve sucesso na contenção. O Brasil já tem mais de mil casos confirmados da doença, com 18 vítimas fatais, e a previsão é de aumento em abril. A expectativa é de que o país possa ter até 9 milhões de infectados, segundo especialistas.

O teste para detecção do coronavírus já foi incluído pela Agência Nacional de Saúde (ANS) entre os procedimentos de cobertura obrigatória.

Confira as diretrizes para o funcionamento dos serviços de Saúde, publicadas pelo Cofen.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais