Ministério da Saúde realiza teleconsulta psicológica para os profissionais de Saúde

Os profissionais podem utilizar o canal de atendimento Telessaúde, pelo número 0800 644 6543 (opção 4)

10.06.2020

Pensando na saúde mental dos diversos profissionais de saúde que estão à frente do combate à COVID-19, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) acaba de lançar o projeto Telepsi, que tem o objetivo de realizar teleconsulta psicológica para esses trabalhadores até setembro de 2020.

O TelePSI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo telefone: 0800 644 6543 (opção 4).

O projeto de Atenção em Saúde Mental por Teleatendimento para Profissionais de Saúde no contexto da infecção SARS-CoV-2, será realizado em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e contará com uma central de teleconsulta formada por profissionais da psicologia e psiquiatria selecionados por edital.

Como será feito o atendimento – Não haverá consulta no primeiro contato. No primeiro momento, o atendente fará uma explicação sobre o projeto e uma avaliação de saúde mental. De acordo com o resultado dela, encaminhará o interessado para um terapeuta, que realizará a melhor abordagem diante do caso. Este entrará em contato com o paciente e agendará a primeira teleconsulta.

A consulta será realizada no melhor dia para o interessado e durará 50 minutos, sendo feita por videochamada, com utilização de estratégias de intervenção em situação de crise, por meio de psicoeducação, psicoterapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal. Caso o profissional de saúde esteja em local de difícil acesso à internet, poderá ser atendido por um telefone fixo.

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