Coren-TO e Hemorrede homenageiam doadores de sangue

Conselheira destaca que houve uma queda significativa no número de doações na pandemia

25.11.2020

Os doadores foram presenteados e participaram de um lanche especial como forma de agradecimento e incentivo à doação

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) e a Hemorrede do Tocantins, homenagearam nesta quarta-feira (25) os doadores José das Crianças, João Paulo dos Santos e Érika dos Santos. Eles foram presenteados e participaram de um lanche especial como forma de agradecimento e incentivo à doação.

As conselheiras do Coren-TO Luana Bispo e Sandra Valejo participaram da homenagem aos doadores. “A ação destaca a importância deste gesto, principalmente durante a pandemia, onde houve uma queda significativa no número de doações. Vale lembrar que uma única bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas”, explicou Luana.

José das Crianças é doador de sangue há 9 anos e faz questão de ajudar o próximo. “É uma das coisas mais importantes que tem. Nós precisamos uns dos outros, e essa é uma forma de ajudar as pessoas. Receber essa homenagem me deixa feliz, ser lembrado por esse ato é importante. Comecei a doar em 2011 para uma colega de serviço e desde então, todos os anos, faço as quatro doações permitidas”, afirmou José.

João Paulo, que é doador de plaquetas, também enfatizou a importância da doação. “Nós não sabemos o dia de amanhã. O palmense precisa entender que independente se for um amigo ou um desconhecido, há pessoas que precisam de doação de sangue. Sempre que sou convocado para doar plaquetas venho até o Hemocentro. Tem anos que chego a doar até 20 vezes. Quando faço doação estou doando para um irmão. Posso dizer com certeza que tenho muito irmãos de sangue, já fiz quase 60 doações de sangue só em Palmas. Isso carrego como uma missão”.

Para a doadora Érika Fernandes o gesto é gratificante. “É um ato de amor que não custa nada. Só essa sensação maravilhosa que você tem em salvar vidas, de forma simples e rápida, já traz a recompensa”.

Além da capital, o Coren-TO também esteve presente no Hemocentro de Gurupi, região sul do Estado. “Pedimos a todos os profissionais da área da saúde e população em geral para que doe sangue. Procure um Hemocentro, doe sangue, doe vidas”, disse a Conselheira, Justina Neta Nunes de Barros Silva.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais