Coren-SC homenageia profissionais de Enfermagem

No início da cerimônia foi mostrado um vídeo produzido pelo Coren-SC em homenagem às nove vítimas da Covid-19 na Enfermagem

17.12.2020

Cerimônia foi transmitida pelo canal do Coren-SC no YouTube

O público ficou em casa para acompanhar da tela da TV, do computador ou do celular a entrega da quinta edição do “Prêmio Profissional Destaque da Enfermagem 2020” promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC). Os profissionais de Enfermagem reconhecidos e indicados pelos seus pares foram presencialmente, com exceção do grupo de risco ou que estavam de plantão, para receber a honraria de maneira individual e sem aglomeração. Toda a cerimônia foi transmitida pelo canal do Coren-SC no YouTube.

Este foi o cenário de um final de ano que mudou as rotinas, ofereceu desafios e mais visibilidade à Enfermagem. “Foi um ano muito difícil e os profissionais de Enfermagem mereciam esta homenagem mesmo que com todas as restrições que são fundamentais serem seguidas”, disse a presidente do Coren-SC Helga Bresciani, que, acompanhada do conselheiro federal do Cofen, primeiro tesoureiro Gilney Guerra, prestigiou todas as entregas da noite.

A conselheira secretária Daniella Farinella também esteve presente junto com os conselheiros Jerry Schmitz, Ana Paula Maciel, Daniella Maçaneiro, Elizimara Siqueira, Laís Concellos, Evanguelia Kotzias, Ioná Birolo, Míssia Páscoa, Priscila Rodrigues e Vilmar Wanderert.

No início da cerimônia foi mostrado um vídeo produzido pelo Coren-SC em homenagem às nove vítimas da Covid-19 na Enfermagem. Um momento para ficar na história da categoria que tanto luta por condições dignas de trabalho para cuidar da população.

Esta quinta edição precisou ser adiada, as inscrições foram prorrogadas até 31 de outubro por conta da pandemia, mas tudo foi planejado para que o Coren-SC pudesse mesmo assim manter este importante reconhecimento à categoria. Foram 40 premiados (veja lista abaixo) de 67 inscrições validadas e que foram para sorteio público no dia 19 de novembro. Os que não foram sorteados receberão uma Menção Honrosa pela indicação.

As autoridades e lideranças da Enfermagem enviaram mensagens, como os presidentes de outros Regionais, e muitos acompanharam a premiação pelo YouTube e escreveram depoimentos emocionantes. As ex-presidentes do Coren-SC, Denise Pires e Felipa Amadigi, a presidente eleita da ABEn-SC, Jussara Gue Martini, e a presidente Angela Alvarez, o vice-presidente do SindSaúde-SC Nereu Spezim, a presidente da Fetessesc, Maria Salete Cross, foram alguns deles, entre tantas outros depoimentos. A deputada federal Carmen Zanotto enviou mensagem em vídeo ao Coren-SC para saudar todos os premiados.

Na sua fala, a presidente do Coren-SC destacou os desafios e os avanços da profissão. “Ao mesmo tempo em que representam a primeira linha de defesa na luta contra o novo coronavírus, os profissionais de Enfermagem são também o segmento mais vulnerável deste enfrentamento. E neste caminho que muda a cada semana, temos muitos desafios. Alguns que já nos acompanham ao longo dos anos, como o dimensionamento das equipes para garantir a segurança das pessoas e o atendimento de qualidade, evitando sobrecarga e falhas nos processos. Ainda temos déficit de profissionais e isso revela-se com força diante da pandemia”, disse e complementou despedindo-se da Gestão 2018/2020: “Agradeço a oportunidade de estarmos juntos trabalhando em defesa e valorização da Enfermagem, vencendo desafios, enfrentando dificuldades, conflitos, crises, crescendo com nossos erros, mas também com mais acertos”. Ao final de seu pronunciamento foi transmitido um vídeo com a Retrospectiva das ações nestes três anos.

O conselheiro federal Gilney Guerra também ressaltou os momentos vividos em 2020, quando celebra-se o Ano Internacional da Enfermagem e foram todos pegos de surpresa com uma pandemia que transformou processos e práticas. “Como sempre digo, a Enfermagem não descansa e nem tira férias, pois sempre tem alguém no posto para o cuidado nas 24 horas do dia. E desta vez fomos ainda mais desafiados a mostrar nosso valor”, afirmou. Ele lembrou que o Prêmio é um belo reconhecimento para ampliar nossa visibilidade e difundir na sociedade que com conhecimento estamos sempre prontos para um atendimento seguro e de qualidade, em todas as instâncias do nosso trabalho.

Indicado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o professor enfermeiro Gelson Albuquerque, conselheiro eleito para a Gestão 2021/2023, não pode estar presente mas enviou um vídeo em que abordou o significado da premiação e fez um agradecimento a todos por representarem a profissão. “É uma amostra destes profissionais fantásticos que fazem a diferença no setor de saúde e este ano ainda enfrentam uma pandemia nas mais absurdas condições de trabalho, salário e jornada. Esta homenagem nos distingue no campo ético, social, político, técnico e científico, pois somos tudo isso sim”, enfatizou.

A técnica de Enfermagem Janaina Piantino, indicada pelo Coren-SC e que atua na UPA Sul da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, estaria presente mas teve o resultado positivo para Covid-19 e também enviou um vídeo para uma saudação em nome de todos os técnicos e auxiliares homenageados. “Ser da Enfermagem já nos torna especiais. Nascemos querendo o bem do próximo. Este Prêmio vem para mostrar que podemos fazer mais e as pessoas vem com demandas maiores, e este reconhecimento do Coren-SC pelo meu trabalho de usar a tatuagem além do atendimento me emociona. Sejamos felizes na nossa profissão”, disse ela.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais