Estagiários da Saúde devem ser vacinados contra covid-19

Cofen urge municípios a vacinarem estagiários que atuem em unidades de Saúde

30.03.2021

Estagiário de Enfermagem atua na vacinação, sob supervisão de enfermeira

Os estagiários da área de Enfermagem que tenham contato com pacientes em unidade de Saúde devem ser vacinados contra a covid-19. “A disponibilização de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e vacinação são fundamentais para a segurança dos estagiários e para conter a transmissão comunitária”, afirma a coordenadora Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS/Cofen), que relata ter recebido questionamentos sobre a não-vacinação dos estagiários. “Além do papel essencial na assistência, o SUS tem uma função essencial na formação de profissionais, que não pode prescindir de experiências práticas”.

Para a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, professora da UFPB, paralisar todas as atividades práticas em unidades de Saúde é contraproducente, em um momento no qual, mais do que nunca, a Saúde precisa de mão-de-obra qualificada. “A Enfermagem exige uma formação teórico-prática que não pode ser adquirida sem o contato direto com pacientes e equipamentos de Saúde. Vacinar os estagiários é fundamental para garantir que esta formação aconteça e reforçar a linha de frente do combate à pandemia”, afirma.

Cerca de 15 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma dose da vacina. O Cofen reforça, para os gestores municipais, a importância de garantir a inclusão dos estagiários de Saúde nos grupos prioritários.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais