Acordo entre Capes e Cofen é tema de palestra com resultados dos três primeiros editais

Parceria já contempla mais de 300 profissionais

29.09.2021

Acordo foi formalizado em 2016

Com cinco anos de execução do acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Márcio Moura, coordenador de Programas Especiais apresentou alguns dos resultados de crescimento da parceria celebrada para financiar projetos e desenvolver discentes de alto nível na área de Enfermagem.

A palestra “Acordo Capes/Cofen: proposições e tendências do mestrado profissional em Enfermagem” aconteceram na tarde desta quarta-feira (29), durante o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Florianópolis, que teve como mediadora Mirna Albuquerque, do Cofen, e contou ainda com a professora doutora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rosemeire Santana.

O acordo foi formalizado em 2016, com a previsão de lançamento de três editais. No primeiro edital foram 17 projetos submetidos, no segundo foram 28 e no mais recente edital, lançado este ano, 20 projetos submetidos e 17 aprovados, contemplando mais de 300 enfermeiros com o apoio de recursos.

Segundo Márcio o acordo cresceu muito desde o primeiro edital. “A partir de 2019 houve a preocupação das duas instituições com um aspecto importante destacado no Plano Nacional de Pós-Graduação, que é a redução das assimetrias regionais no sistema nacional de pós-graduação, pensando nisso consideramos a prioridade da região da Amazônia Legal para ter esses projetos submetidos e aprovados dentro do próprio edital”.

A priorização da Amazônia Legal, que corresponde a 59% do território brasileiro, foi uma decisão acertada. “Ela é muito robusta e de muita importância para o nosso país, composta nove estados e parte do estado do Maranhão. Com foco nas assimetrias regionais encontradas no sistema nacional de pós-graduação, a decisão foi um grande acerto da Capes e do Cofen a partir do lançamento do segundo edital”, completou Márcio. O acordo prevê orçamento total de R$13 milhões, financiados pelo Cofen.

Entre todos os avanços proporcionados pela parceria, foi destacada a qualidade da formação e a importância da continuidade da educação superior em Enfermagem, além da possiblidade de abertura de mais editais para oportunizar mais profissionais beneficiários com a formação.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais