Acre forma primeiros enfermeiros do Mestrado Profissional Cofen/CAPES

Primeira turma do Mestrado Profissional em Enfermagem da pareceria Cofen/CAPES no Acre apesenta resultados positivos

29.11.2021

    Formandos reunidos com os responsáveis pelo curso

 

A primeira turma fora de sede do Mestrado Profissional Cofen/CAPES se reuniu na semana de 22 a 26/11 na sede da Universidade Federal do Acre (UFAC). O Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren/Ac) também participou do evento. A previsão de formação dos alunos é no final de agosto e início de setembro de 2022, com defesa agendada no Rio Janeiro, na sede do MPEA/UFF.

O encontro contou com a presença dos enfermeiros do programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da UFAC, em parceria com a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Fluminense (UFF), programa contemplado pelo Acordo de Cooperação Técnica Cofen/CAPES.

Os 10 formandos da primeira turma do mestrado puderam apresentar seus projetos à acadêmicos da UFAC, além dos parceiros da Universidade Federal Fluminense (UFF) que também estavam presentes a uma visita in loco aos locais onde os projetos foram desenvolvidos.

O presidente do Coren-AC, João Lima ficou satisfeito com os resultados. “Os projetos trouxeram impactos positivos. Eu acredito que é o início de uma jornada para revolucionar o atendimento à saúde do nosso Acre,” comentou.

A reitora da UFAC, Margarina Aquino, ressaltou que os profissionais de saúde precisam de mais oportunidades para se qualificarem e por isso quer continuar a parceria com o Cofen. “Finalizada a primeira edição, já pleiteamos a segunda, que terá mais 10 vagas. São poucas vagas para a demanda do Acre. Esses 10 formandos representam 0,5 % dos profissionais do Acre. Já estamos estudando uma terceira edição e também o doutorado.”

Impacto– O Acre é um estado que necessita interiorizar a qualificação em saúde. Os profissionais tem imensa dificuldade no deslocamento para o interior, já que diversos municípios populosos tem acesso apenas de barco e avião. “Antes não haviam enfermeiros com mestrado profissional no estado. Precisamos atender os profissionais enfermeiros do interior, esta é uma demanda urgente,” comentou a coordenadora adjunta do mestrado profissional (UFAC), Greiciane Rocha.

Participaram do encontro o enfermeiros Adailton Cruz, vereador da câmara municipal de Rio Branco e presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde do Acre; Carlos Ramos, diretor do Centro de Ciência da Saúde da Universidade Federal do Acre; Rosimeire Ferreira Santana, coordenadora do MPEA-UFF; Barbara Pompeu, coordenadora do MPEA-UFF; Gestores do Hospital Filantrópico Santa Juliana, além dos gestores da SES-Acre e da SMS- ACRE.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais