Presidente do Cofen fala sobre liderança feminina na Enfermagem durante live

Transmissão contou com a presença de dirigentes de conselhos e de sincatos

21.02.2022

Assista a live completa, disponível no youtube

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, falou sobre Liderança Feminina na Enfermagem, em live realizada junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). A transmissão contou, ainda, com a presença da presidente do Coren-RS, Rosangela Schneider, com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs), Cláudia Franco, e a vice-presidente do Sindisaúde-RS, Claudete Miranda.

Betânia lembrou que o protagonismo feminino na Enfermagem vem de muito tempo, como no trabalho de Florence Nightingale e de Ana Nery. No entanto, apesar dos avanços, a presidente do destacou que a representatividade ainda é muito baixa. “Segundo a Organização Mundial da Saúde, as mulheres são 70% da força de trabalho no setor em todo o mundo, porém, ocupam apenas 25% das posições de decisão. Além disso, ainda enfrentamos as jornadas dupla ou tripla de trabalho, sem contar os afazeres domésticos, que dificulta ainda mais ocuparmos esses espaços de liderança”, ponderou.

Para Rosangela, dados como esse justificam a necessidade de intensificar a luta pelo protagonismo das mulheres. “Tenho muito orgulho de estar onde estou, como presidente do Coren-RS, e de ajudar nesse movimento de construção. Somos muitas e aqui, na live, temos lideranças importantes que estão nesta luta pela nossa profissão e pelo ‘ser mulher’, enfatizou.

O papel dos homens nessa construção também foi ressaltado pelas dirigentes. Para Cláudia Franco, eles são fundamentais para dar a retaguarda necessária para as conquistas das mulheres. “Mesmo que eles não compreendam exatamente nossa luta, eles devem ser solidários para que possamos avançar”, ponderou. Claudete reforçou o fato de ainda vivermos em uma sociedade machista. “É difícil justificar, todos os dias, a razão a qual devemos estar nos espaços de liderança. Mas precisamos nos unir cada vez mais, acreditar que tudo é possível e ter a consciência de que olhar da mulher é diferente”, complementou.

Assista a live completa, disponível no youtube

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais